quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oposição quer ouvir Novais e criar uma CPI


Requerimentos são enviados a comissões da Câmara e do Senado

BRASÍLIA. A oposição, com o apoio de um parlamentar da base aliada, "inundou" ontem as comissões da Câmara e do Senado com pedidos de convocação do ministro do Turismo, Pedro Novais, e de outros investigados pela Polícia Federal na Operação Voucher, e ainda se articula para tentar emplacar uma CPI da Corrupção no Senado. Os pedidos de convocação de Novais foram apresentados por PSDB, PPS, PSOL e pelo deputado da base aliada Reguffe (PDT-DF).

Já o DEM tenta conseguir a abertura de uma CPI, trabalhando para assegurar assinaturas no Senado, onde é mais fácil obter o número mínimo exigido. Dentro da base aliada, parlamentares avisaram ao Palácio do Planalto que fica difícil não aceitar investigações num cenário em que a "faxina" é determinada pela própria presidente Dilma Rousseff.

No Senado, o PSDB apresentou requerimento na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para a convocação de Frederico Silva da Costa, secretário-executivo do Ministério do Turismo, e Mário Moysés, ex-presidente da Embratur, presos ontem. O pedido foi assinado pelo senador Ataídes de Oliveira (PSDB-TO).

O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), apresentou convocações de Novais nas comissões de Turismo e de Fiscalização Financeira e Controle. Além disso, o ministro da Controlaria Geral da União (CGU), Jorge Hage, também está sendo chamado para explicar as investigações sobre as denúncias.

A intenção é ainda convidar representantes do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União. Os deputados Ivan Valente (PSOL-SP) e Reguffe (PDT-DF) apresentaram pedido nesse sentido na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara. O PPS anunciou medida na mesma direção. Todos os pedidos devem ser votados hoje, quando as comissões temáticas se reúnem.

- Para quem achava que não podia ficar mais grave, está ficando. O vice-ministro do Turismo está preso. Se é no PR, no PMDB, no PT, não importa. A presidente Dilma tem que ser firme, objetiva e rápida, porque se persistirem essas irregularidades, todo o conjunto do governo fica sob suspeição- disse Duarte Nogueira.

- Há convicção de que não são fatos isolados. Existe uma corrupção endêmica e, por isso, só existe um caminho: criar a CPI da corrupção. Não podemos separar a presidente Dilma. Além de integrar o governo no passado, ela nomeou - disse o líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA).

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: