terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cinelândia recebe protesto hoje

RIO – Cinco amigos, inconformados com as denúncias de corrupção noticiadas nos últimos meses, resolveram levar para as redes sociais e, agora, para a praça pública a indignação com o desvio de dinheiro público. Criaram um slogan, uma logomarca, reuniram mais de 30 mil simpatizantes no Facebook e vão testar hoje a mobilização, na Cinelândia, ponto efervescente de protestos do Rio. A manifestação Todos Juntos contra a Corrupção – Compartilhe Honestidade será às 17 horas.

Para evitar maiores transtornos ao trânsito, os organizadores decidiram não fazer passeata. Optaram por um ato público só com um carro de som, que ficará parado em frente ao Teatro Municipal. O material gráfico sobre a manifestação ficou disponível na internet para ser reproduzido em camisetas, faixas e cartazes.

Com esta facilidade, internautas de várias capitais do País se entusiasmaram com a ideia. Em Salvador (BA), a organização foi adiante e também realizará um protesto hoje na mesma hora, na Praça 2 de Julho.

Assim como os organizadores da marcha contra a corrupção realizada em Brasília no feriado de 7 de Setembro, e de protestos menores em outras cidades, os manifestantes do Rio vetaram a presença de faixas e bandeiras de partidos políticos e sindicatos. “Podem aparecer como cidadãos, mas não vamos partidarizar nosso movimento”, diz a empresária de cenografia Cristine Maza, 50 anos, uma das integrantes do quinteto.

“Se a gente falar mal de um político, vai ter que falar de outro, mais outro. Então, não vamos citar ninguém”, brinca o designer Chester Martins, 41, que, com o colega José Luiz Fonseca, 32, criou a logomarca do manifesto, inspirada na máscara dos Irmãos Metralha, somada à imagem do Pão de Açúcar. Os outros dois organizadores são o produtor cinematográfico Eudes Santos, 42, e a supervisora de vendas Cristiane Ribeiro, 37.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: