sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dilma: "Viva o PMDB; viva o povo brasileiro"

Um dia após demitir o segundo ministro do PMDB por suspeita de mau uso de dinheiro público, a presidente Dilma participou de encontro do partido e foi toda elogios aos peemedebistas. Afirmou que a legenda é fundamental para seu governo e concluiu: "Viva o povo brasileiro, viva o PMDB, viva o Brasil". Em posição contrária à do PT, o PMDB aprovou "carta compromisso" em que defende a liberdade de imprensa

Dilma diz que PMDB é parceiro fundamental para o seu governo

Presidente afaga partido depois da queda de mais um ministro

Chico de Gois e André de Souza

BRASÍLIA. Um dia depois de se desfazer do segundo ministro do PMDB sob suspeita de irregularidades, a presidente Dilma Rousseff prestigiou o encontro da legenda com um discurso farto em elogios ao partido do seu vice-presidente, Michel Temer. Ela agradeceu a participação do PMDB em seu governo e disse que a sigla é parceira fundamental. A presidente - que enfrenta queixas dos deputados do partido, sempre descontentes com o espaço ocupado pela sigla - também fez questão de elogiar os parlamentares peemedebistas, classificando-os de leais. Foi ovacionada.

Dilma chegou com 30 minutos de atraso ao Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde foi realizado o encontro de prefeitos e vereadores promovido pelo partido para dar início à estratégia para as eleições municipais do ano que vem. Estava acompanhada de Temer e foi muito aplaudida. Ela lembrou e agradeceu o apoio do partido em 2010, quando PT e PMDB se juntaram para concorrer - e vencer - as eleições presidenciais.

Ao citar os ministros do PMDB - apesar de ser horário de trabalho, todos estavam presentes -, Dilma não fez menção a Gastão Vieira (PMDB-MA), escolhido anteontem à noite para assumir o Ministério do Turismo no lugar de Pedro Novais, que deixou a pasta acusado de mau uso de recursos públicos. Novais, aliás, se compareceu, não teve o nome citado pelo cerimonial do PMDB, nem foi visto no cenário principal do encontro.

- O PMDB é um parceiro fundamental do meu governo. Nossa parceria se fortalece no relacionamento profícuo e de confiança que tenho no meu vice, Michel Temer - discursou Dilma, que falou por quase meia hora, citando várias iniciativas que o governo de coalizão tem tomado. - Este relacionamento estreito tem me mostrado como Michel Temer exerce sua função com eficiência no governo e lealdade, tanto no trabalho nas questões próprias do governo como nas articulações políticas.

Dilma foi aplaudida diversas vezes. Prefeitos e vereadores presentes entoaram o coro de "Dilma, Dilma".

- Quero agradecer a ação firme que o PMDB, por meio de suas bancadas na Câmara e no Senado, presta ao meu governo. São bancadas sempre leais - disse ela.

Dilma afirmou, sem citar nomes, que "muitos" consideram mais fácil comandar um governo de um partido só, mas que, para ela, a aliança com partidos é uma maneira democrática de governar:

- Muitos consideram mais fácil governar com um partido único. Em nosso país, essa não é a maneira que nós gostamos, não é uma maneira democrática de governar. Nós somos um governo de coalizão.

Dirigindo-se aos prefeitos, ela elogiou a pauta do PMDB para as eleições do ano que vem, na qual o partido diz querer priorizar temas como Educação, Saúde e Segurança:

- Os atuais prefeitos do PMDB e aqueles que vierem a ser eleitos na eleição de 2012 saberão e sabem hoje que Educação, Saúde, Meio Ambiente e Segurança são temas fundamentais da sociedade brasileira e do meu governo. Acredito que um dos maiores desafios do meu governo é garantir a qualidade dos serviços públicos e, por isso, compartilho com vocês a certeza de que, nesses primeiros oito meses de governo, a nossa parceria deu passos decisivos para encaminhar essas questões.

Os elogios não pararam:

- Estamos juntos, participando da construção de um Brasil com mais oportunidades para todos. Viva o povo brasileiro, viva o PMDB, viva o Brasil - discursou.

Deixou eufóricos parlamentares e militantes do partido.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: