quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Em todo o país, pessoas irão hoje às ruas para protestar contra a corrupção

Marchas, convocadas pela internet, acontecem em Brasília e em 22 cidades

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Dispostos a cobrar ações contra a corrupção e a mostrar indignação com a absolvição da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) pela Câmara, manifestantes farão hoje um protesto a poucos metros do palanque presidencial, onde a presidente Dilma Rousseff e outras autoridades assistirão ao desfile de Sete de Setembro. A Marcha Contra a Corrupção foi organizada por intermédio de redes sociais e está marcada para hoje, às 10h, caminhando na via paralela à do desfile, mas em sentido contrário. Dilma e seus convidados nem devem ver a manifestação. Em todo o país estão marcados atos contra a corrupção.

Em Brasília, o esquema de segurança deste ano foi inovado com uma muralha de dois metros de altura separando o povo, no gramado da Esplanada dos Ministérios, do palanque das autoridades.

Um dos coordenadores da marcha, Walter Magalhães diz que mais de 25 mil pessoas confirmaram presença.

- Vai ter um protesto, sim, quando passarmos pela Dilma e os políticos, mas como será feito é surpresa. O movimento é pacífico e apartidário - garantiu Walter, que disse ter avisado a Secretaria de Segurança do DF sobre a manifestação.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, manifestou seu apoio. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, disse que estará presente.

Em todo o país estão marcados protestos hoje, sempre convocados pela internet. Ao menos 11 grupos atuaram nos últimos dias para arregimentar manifestantes em dezenas de cidades. A ideia é colocar o maior número de pessoas nas ruas para mostrar indignação contra a corrupção. Só um dos grupos, o dos caras-pintadas, estima reunir cerca de 500 mil em 22 cidades.

Formados principalmente no Facebook, os grupos no Brasil pretendem repetir uma tendência internacional, como no Chile e na Espanha, quando jovens foram às ruas este ano por diferentes motivos depois da convocação na internet. Em 12 capitais, também vai haver o tradicional protesto do Grito dos Excluídos, organizado por vários movimentos sociais e sindicatos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: