sábado, 3 de setembro de 2011

PIB reafirma perigo da inflação

A economia brasileira cresceu 0,8% no segundo trimestre em relação ao período de janeiro a março deste ano. O resultado ficou dentro das previsões. Em relação ao mesmo período de 2010, a expansão foi de 3,1%. O crescimento foi puxado principalmente por consumo das famílias e setor de serviços, com destaque para telefonia celular. A indústria ficou estagnada. Segundo analistas, o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto, conjunto de bens e serviços produzidos no país) mostra que ainda há pressões inflacionárias e, por isso, criticaram o corte de 0,5 nos juros.

Desindustrialização fica visível com PIB

Equipe econômica se preocupa com o aumento das compras externas

Eliane Oliveira e Martha Beck

BRASÍLIA. A alta de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre veio até melhor do que se esperava na véspera - mais para 0,5% do que para 1% - mas ainda assim o retrato da atividade econômica assustou o governo. A indústria ficou estagnada e as importações explodiram, criando no governo o medo concreto de desindustrialização do setor produtivo. Hoje, cerca de 25% ou um quarto do que se consome no Brasil são importados. A equipe econômica também vê nos números o prenúncio de um terceiro trimestre bem mais fraco.

O aumento cada vez maior dos importados no consumo nacional já leva o governo a desconfiar que empresas que eram exportadoras passaram à condição de importadoras. Compram produtos de outros países e os vendem no mercado doméstico com suas marcas nas embalagens.

Esse alerta vem sendo notado em setores como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, vestuário, químicos e componentes industriais. As importações de confecções em agosto, por exemplo, subiram 97,5% ante o mesmo mês do ano passado. Peças e componentes industriais cresceram 38,8%. Não fossem os elevados preços das commodities agropecuárias, metálicas e minerais, que lideram as exportações brasileiras, o Brasil não estaria nem registrando superávits comerciais e sim déficits.

- Por trás dos números, a desindustrialização segue em marcha - disse o diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Giannetti da Fonseca.

O presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro, confirmou que existe, também no mercado, a desconfiança de que, embora diversos produtos vendidos no mercado doméstico pareçam nacionais, grande parte já é importada. Castro citou como exemplos batedeira, aspirador de pó, roupas de cama, mesa e banho e confecções em geral:

- Infelizmente, esse processo de desindustrialização é real e não há como fugir.

Preocupação do governo é com o terceiro trimestre

O que mais preocupa o governo agora é a variação do PIB no terceiro trimestre. O mercado prevê alta entre zero e 0,5% no período. Há quem já trabalhe até com retração. Esse é o caso do Credit Suisse Brasil, que estima queda de 0,3% no período em relação ao trimestre anterior, com avanço de 2,8% para o ano. A equipe econômica sabe que o número do terceiro trimestre não será bom, mas acredita que não haverá retração.

Para que a economia cresça os 4% que Mantega quer, o resultado do terceiro e do quatro trimestres teriam que ser de uma alta de mais de 1% - algo muito pouco provável. Estão sobre a mesa medidas para proteger a indústria nacional, como aumento de tarifas de importação e a criação de barreiras técnicas.

- O BC sabe que vem um resultado bem ruim amanhã (hoje) - afirmavam quinta-feira à noite fontes com as quais O GLOBO conversou. -E isso levou o BC a incorporar aos dados um terceiro trimestre ainda pior. A redução dos juros pode ter vindo antes por conta disso - justificavam estes técnicos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: