sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Voto secreto no Congresso é o novo alvo do movimento contra a corrupção

Fim do voto secreto, a próxima bandeira

Organizadores de marcha vão colher assinaturas para tentar implementar mudança

Juliana Castro

Depois de levar anteontem cerca de 25 mil pessoas às ruas de Brasília na Marcha contra a Corrupção, o grupo apartidário que organizou o protesto tem novo objetivo: recolher assinaturas para pressionar deputados e senadores a aprovar uma lei que acabe com o voto secreto no Congresso. A iniciativa ocorre após decisão da Câmara de manter o mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) , em votação secreta, na semana passada. Jaqueline foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro do esquema do mensalão do DEM.

Segundo o empresário Walter Magalhães, de 28 anos, um dos criadores da página no Facebook que chamou a população para a marcha, o primeiro passo foi dado. Agora, é preciso se mobilizar também para medidas práticas. Uma página na internet (www.movimentocontraacorrupcao.org.br) será colocada no ar até a próxima semana e deverá ajudar ainda mais na divulgação de mobilizações futuras.

- A gente deu início à guerra. Agora, tem que começar a lutar nas batalhas. Estamos discutindo a ideia para saber como vai ser o recolhimento das assinaturas. Vamos ver se coletamos tanto pessoalmente quanto pelo site que vamos colocar no ar - afirmou Walter.

Outra organizadora do Movimento contra a Corrupção, a corretora de imóveis Daniela Kalil, de 32 anos, frisou que o grupo não é ligado a partidos políticos. O movimento está sendo ajudado por dois advogados, que orientam sobre o que pode ou não ser feito pelo grupo e sobre o procedimento para recolher assinaturas. Outra marcha será organizada e também será divulgada pelas redes sociais. O objetivo é fazer com que grupos em outras cidades façam simultaneamente seus protestos contra a corrupção.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: