sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Após disputa, Dilma decide trocar chefia da TV Brasil

Ex-secretário de imprensa de Lula é indicado para vaga de Tereza Cruvinel

Atual presidente lutava para ficar no posto, mas sofria resistência de parte do Conselho Curador da empresa

Ana Flor

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar o jornalista Nelson Breve, ex-secretário de imprensa da Presidência no governo Lula, para ocupar a presidência da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

A troca no comando sela a saída da jornalista Tereza Cruvinel, que estava havia quatro anos no posto e tentava continuar. Mas parte do governo e do Conselho Curador rejeitavam a ideia.

Nelson Breve é o atual superintendente de comunicação multimídia da EBC. Foi o principal nome indicado pelo ex-ministro Franklin Martins, responsável pela comunicação social no segundo mandato de Lula.

O mandato de Cruvinel acaba hoje. A Folha apurou que o novo nome deve ser anunciado antes da viagem de Dilma à França, para a cúpula do G-20, na segunda.

A empresa foi criada em 2007 pelo governo Lula. É responsável pela administração da TV Brasil e demais canais públicos de rádio e televisão.

Nos últimos meses, a disputa pelo comando da EBC abriu uma crise no Planalto.

Defensores de Cruvinel afirmaram que sua não recondução seria atestado de ineficiência de sua gestão, que deixou o cargo de colunista do jornal "O Globo" para tirar a TV Brasil do papel.

Durante seu mandato, ela angariou desafetos e polêmicas, como o pedido de demissão de diretores sob a justificativa de ingerência política na TV e de autoritarismo.

Em 2010, o candidato José Serra (PSDB) acusou a emissora de agir para favorecer Dilma. Um jornalista da Rádio Nacional perguntou ao tucano se ele iria acabar com o Bolsa Família. O fato levou o Conselho Curador a exigir um manual de redação.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: