terça-feira, 18 de outubro de 2011

Bancários terminam greve

Trabalhadores aceitam proposta após 21 dias de paralisação

SÃO PAULO e RIO. Os bancos voltam a funcionar normalmente hoje em todo o país. Em assembleias na noite de ontem, os bancários aprovaram o fim da greve, depois de 21 dias de paralisação. A categoria aceitou a proposta apresentada pela Federação Nacional de Bancos (Fenaban) na sexta-feira, que prevê reajustes de 12% para o piso (com 4,3% de aumento real, já descontada a inflação) e de 9% para os demais (1,5% de ganho real). Foi o oitavo ano seguido que os bancários conseguem reajuste salarial acima da inflação.

- Derrotamos a visão equivocada de que salário gera inflação - disse Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Os bancários do município do Rio aprovaram o fim da greve na noite de ontem. Além da proposta da Fenaban, foram aceitas as do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Segundo o Sindicato dos Bancários do Rio, as agências voltam a operar normalmente hoje. O fim da greve também foi aprovado em Teresópolis, Petrópolis, Campos e Macaé. No Rio, cerca de três mil bancários participaram das assembleias de ontem. Dos 30 mil que trabalham no setor, 21 mil tinham aderido à greve.

Os bancários também conseguiram elevar o teto para a Participação dos Lucros e Resultados, de R$2.400 para R$2.800. A categoria ainda conquistou o direito a aviso prévio de 60 dias para trabalhadores com até 5 anos de emprego, podendo chegar a 120 dias para aqueles com mais de 20 anos. Segundo a Contraf, foi a maior adesão dos últimos 20 anos. (Paulo Justus e Bruno Villas Bôas)

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: