terça-feira, 11 de outubro de 2011

Brasil teve ritmo de desaceleração mais forte, diz OCDE

A ameaça de recessão em W continua a pesar sobre a economia mundial. A advertência de que a atividade segue se desacelerando foi feita ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Segundo o relatório Indicadores Compostos, 38 dos 39 países analisados vão verificar desaceleração econômica no horizonte de seis a oito meses. A exceção é o Japão, que se recupera do terremoto, do tsunami e do acidente nuclear de Fukushima no início do ano.

"Os Indicadores Compostos Avançados para os EUA, a Alemanha e a Rússia indicam forte desaceleração em relação ao estudo do mês passado", diz a OCDE.

O atual momento da economia dos três países, porém, seguem acima dos 100 pontos, o que indica que estão acima de sua tendência de longo termo. Já países como Canadá, Itália, Índia e Brasil estão em desaceleração, mas no atual momento estão abaixo de 100 pontos, ou seja, abaixo de sua tendência de longo termo.

O índice do Brasil, 94,8 pontos, perdeu 6,7% em um ano e é o mais baixo entre os 11 países do G-7 e dos BRIC. Na prática, indica que o ritmo de desaceleração nos últimos 12 meses foi o mais forte dentre estes países.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: