quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Êxodo para PSD atinge mais o DEM

Sigla oposicionista perde 17 deputados; PP, da base aliada, fica sem pelo menos 7

Adriana Vasconcelos e André de Souza

BRASÍLIA. Embora ainda não esteja definido o número de parlamentares que o PSD terá no Congresso, já é possível apontar os maiores perdedores com a migração partidária. DEM e PP deverão ser os mais afetados pela ação da nova legenda em busca de filiados. O oposicionista DEM está perdendo uma senadora - Kátia Abreu (TO) - e 17 deputados. Já o governista PP pode perder entre sete e oito deputados. Além do abalo nas bancadas federais, o que mais preocupa os dirigentes dessas legendas é o impacto das desfiliações em suas bases políticas - o PSD quer marcar presença em 80% dos municípios em 2012.

Cada deputado que muda de partido costuma levar junto prefeitos e vereadores. Tanto que o novo partido está concentrando seus esforços na filiação dos que pretendem concorrer a prefeito e vereador em 2012.

Prazo para candidatos em 2012 acaba em 7 de outubro

O prazo de filiação partidária para quem concorrer em 2012 termina dia 7 deste mês. No caso dos que não vão disputar a eleição, a filiação poderá ocorrer até 28 de outubro sem o risco de perda de mandato por infidelidade partidária. O prazo para essas filiações é de 30 dias após a publicação da obtenção do registro eleitoral do PSD no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Diário Oficial , o que ocorreu na semana passada.

Ainda sem dados muito precisos, o secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, prevê que a legenda tem chance de se instalar em mais de 80% dos municípios brasileiros para disputar as eleições do ano que vem, seja com candidatos próprios ou em aliança:

- A estimativa continua a mesma, de 55 deputados federais e 110 estaduais. Mas está todo mundo focado esta semana nas filiações municipais. Só na próxima semana que vamos retomar as conversas para aumentar nossas bancadas federal e estaduais - disse Saulo.

Na Câmara, outros partidos além de DEM e PP, terão baixas. Segundo o PSD, o PMDB perde quatro ou cinco deputados; o PR, cinco; o PTB, dois; o PMN, três ou quatro; PPS, três; PSC, três; PCdoB e PV, um cada. O PMN também perde o senador acriano Sérgio Petecão.

A bancada no Senado é muito mais modesta que a da Câmara. E ontem fracassaram as negociações com Flexa Ribeiro (PSDB-PA). Petecão lamentou:

- Precisamos de mais um senador para garantirmos o direito de termos uma liderança na Casa. Por enquanto, só somos eu e a senadora Kátia Abreu.

O presidente do DEM, senador José Agripino (RN), admitiu que seu partido foi um dos mais atingidos, mas diz que o partido está se recompondo:

- Não acredito em novas perdas, embora eles estejam tentando desesperadamente tirar mais gente do partido. Numericamente, foi o mais prejudicado, mas nada que comprometa o nosso futuro, até porque estamos nos recompondo nos estados mais atingidos.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: