sábado, 8 de outubro de 2011

Meta do governo depende cada vez mais de crise global

O BC depende, cada vez mais, de uma deterioração da economia global forte o bastante para derrubar a inflação doméstica para a meta de 4,5% em 2012.

Estratégia do BC depende cada vez mais da deterioração do cenário internacional

Érica Fraga

SÃO PAULO - O que era uma aposta vai se tornando um imperativo. O Banco Central depende, cada vez mais, de uma deterioração da economia global forte o bastante para derrubar a inflação doméstica para a meta perseguida de 4,5% em 2012.

Quando reduziu a taxa de juros de 12,5% para 12% no fim de agosto, o BC apontou uma esperada piora do cenário internacional como motivo para sua expectativa de queda da inflação no país.

Acertou que a crise lá fora se tornaria mais feia. Depois disso, os problemas na Europa se acentuaram e a recuperação nos EUA dá sinais de que continuará anêmica.

A própria economia brasileira revela indicadores de fadiga. A indústria está às voltas com estoques altos que têm contribuído para a queda no ritmo de produção.

E o consumo, até então bastião da fortaleza da economia, também começa a se desacelerar.

Ontem, a FecomercioSP divulgou uma nota cujo título era "Dia das Crianças não será de festa". A explicação: a federação espera que, na melhor das hipóteses, o varejo vá faturar 2% a mais do que em 2010. O ganho é modesto se comparado às altas taxas dos últimos anos.

Mas, mesmo nesse contexto, a inflação continua elevada. Isso se explica, em parte, porque o mercado de trabalho segue aquecido.

Pode não estar se expandindo no ritmo acelerado de meses anteriores, mas ainda cresce. Falta mão de obra qualificada no país, o que faz empresários pensarem duas vezes antes de demitir.

Além disso, o aumento do salário mínimo contratado para 2012 pode ajudar a dar um impulso ao consumo.

Tudo indica que a economia continuará em desaceleração, mas o BC parece depender de uma freada mais forte para que a inflação recue para a meta

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: