segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que é isso, companheiro? :: Ancelmo Gois

Adormecida há uns 30 anos, desde quando Lula ainda comandava greves no ABC, Brizola assustava os militares com a possibilidade de chegar à Presidência e Zico (Mengoooo!) fazia gols pelo Flamengo, a briga entre PCB e PCdoB pelo legado do comunismo no país ressurgiu semana passada com as denúncias contra o pecedobista Orlando Silva no Ministério do Esporte.

Em nota, o velho Pecebão acusou os camaradas do PCdoB de “propaganda enganosa, falsidade ideológica, estelionato político e apropriação indébita” por terem divulgado em seu programa na TV que o partido deles vai fazer 90 anos em 2012. “Todas as pessoas razoavelmente informadas, todos os intelectuais, historiadores, militantes políticos e sociais sabem que o PCdoB foi fundado em 1962 por uma insignificante minoria do Comitê Central do PCB. O PCB, sim, vai fazer 90 anos. O PCdoB fará 50 anos em 2012.”

Na verdade, o Pecebão atual representa também um grupo que não aceitou as resoluções do X Congresso, em 1992, que alterou o nome e a sigla de Partido Comunista Brasileiro, PCB, para Partido Popular Socialista, PPS, sob o comando de Roberto Freire.

Já o PCdoB garante que, ao romper com o Partidão, em 1962, levou junto — além da preposição “do” que constava do nome original (o PCB, até ali, chamava-se Partido Comunista do Brasil) — o ideário da fundação, em 1922.

Calma, gente.

Aliás...

Também ressurgiram do túnel do tempo as diferenças entre os dois ramos da família do grande líder comunista Luís Carlos Prestes. Anita Leocádia, a filha de Prestes com Olga Benário, escreveu carta ao PCdoB em protesto contra o uso da imagem do pai no programa do partido na TV num momento de crise.

Logo depois, Luiz Carlos Prestes Filho e sua mãe, Maria Ribeiro, 81 anos, segunda mulher do Cavaleiro da Esperança, também escreveram carta ao PCdoB — só que para agradecer pela menção ao velho Prestes no programa.

Calma, gente.

FONTE: COLUNA DO ANCELMO GOIS/ O GLOBO, 30/10/2011.

Nenhum comentário: