sábado, 29 de outubro de 2011

Presidente do PCdoB: ONG é coisa de neoliberal

Renato Rabelo diz que partido não pressionará Aldo por cargos e afirma que apoia suspensão de convênios

Tatiana Farah

SÃO PAULO.Apesar de o estatuto do PCdoB defender a ocupação de cargos públicos como forma de fortalecer a sigla, o presidente nacional do partido, Renato Rabelo, afirmou ontem que não vai interferir na escolha dos nomes que o novo ministro, Aldo Rebelo, chamará para a pasta. Segundo ele, a secretária de Esporte de São Paulo na gestão de Marta Suplicy (PT) e dirigente do PCdoB, Nádia Campeão, que estaria cotada para a Secretaria Executiva, não é uma indicação do partido.

Apesar dos muitos contratos com ONGs ligadas a militantes do PCdoB, principais alvos das denúncias que derrubaram Orlando Silva do ministério, Rabelo disse que as ONGs fazem parte de "uma visão neoliberal" e que são rejeitadas pelo PCdoB. Segundo Rabelo, a decisão de Aldo de suspender a relação com as ONGs já havia sido tomada oito meses atrás por Orlando.

- Sempre fomos contra ONGs porque são uma maneira de ocupar o espaço do Estado. Isso de ONGs é uma visão neoliberal. A participação de militantes do PCdoB em ONGs é minoria.

O presidente do PCdoB disse ainda que a presidente Dilma Rousseff comprometeu-se a ajudar na defesa do ex-ministro Orlando Silva:

- A presidente disse que essa é uma questão que a incomoda muito e que vai participar e contribuir para inocentar o ministro.

Lula mandou resistirmos, mas Dima nos convenceu

Rabelo disse que Dilma fez a promessa em reunião anteontem no Palácio do Planalto. E confirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedira ao partido que insistisse em manter Orlando:

- Nós resistimos, mas a presidente nos convenceu de que havia muito desgaste.

Rabelo admitiu que o nome de Nádia Campeão tem sido citado como possível secretária executiva do ministério, mas negou que ela seja uma sugestão do partido:

- O que posso a dizer é que não tem nada resolvido sobre a equipe. Vai depender do ministro. Posso adiantar que ele ainda não teve tempo de ver isso.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: