quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cabral faz ato pró-royalties com shows

Servidores municipais e estaduais estão liberados e transporte para o centro será gratuito em protesto sem discurso de políticos hoje no Rio

Sergio Torres

RIO - Funcionários públicos estaduais e municipais não trabalham hoje à tarde no Rio. Quem usar o metrô, as barcas e os ônibus rumo ao centro não pagará passagem a partir das 13h. Artistas populares são anunciados como atrações no palanque. Caravanas interioranas prometem aos passageiros lanche farto, bonés e camisetas. O objetivo das iniciativas é engrossar a manifestação pró-royalties do petróleo organizada pelo governo Sérgio Cabral Filho (PMDB).

Para atrair o maior número possível de pessoas, o governador mandou sua assessoria avisar à população que políticos não discursarão. Como até agora fracassou a mobilização política pela manutenção das cotas atuais dos royalties, o governo decidiu oferecer regalias variadas a quem se dispuser, a partir das 15h, a caminhar pela Avenida Rio Branco da Igreja da Candelária à Praça da Cinelândia, como forma de pressionar o governo da presidente Dilma Rousseff a não mudar a legislação.

A Lei dos Royalties beneficia os Estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo). Em outubro, o Senado aprovou o projeto do deputado Vital do Rêgo (PMDB-PB), que transfere dos produtores para os não produtores parte das quantias pagas pelas empresas que exploram petróleo no Brasil. O projeto vai à votação na Câmara Federal. A tendência é que os deputados acompanhem a decisão dos senadores.

Se isso ocorrer, a última esperança dos Estados produtores será a presidente Dilma, que poderá ou sancionar ou vetar a decisão do Congresso. No caso de haver a sanção presidencial, os governos do Rio e do Espírito Santo já anunciaram que recorrerão ao Supremo Tribunal Federal (STF). Já há ações no STF questionando a resolução do Senado.

Hoje à tarde, na Praça dos Namorados, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) também promove manifestação contra a partilha dos royalties entre Estados produtores e não produtores. Amanhã, na vizinha Vila Velha, o senador Magno Malta (PR) organiza um espetáculo de protesto com duplas sertanejas e intérpretes de músicas religiosas.

Artistas, No Rio, a concentração dos manifestantes será em frente à igreja da Candelária a partir das 15h. Não há horário para o início da caminhada de cerca de 1 km em direção à Cinelândia. Os shows deverão começar por volta das 17h30. A lista de artistas mostra a preocupação do governo em agradar a todos os públicos. Ela inclui o cantor pop Lulu Santos, os pagodeiros do conjunto Sorriso Maroto, o grupo gospel Diante do Trono e o funkeiro MC Naldo.

A apresentadora será a atriz Cissa Guimarães. Segundo a assessoria do governo, Fernanda Montenegro lerá um manifesto contra a retirada dos royalties do Rio. Deverão falar entre as músicas a apresentadora infantil Xuxa Meneghel, o arcebispo d. Orani Tempesta, o ex-treinador da seleção brasileira de futebol Carlos Alberto Parreira e o gari Sorriso. Haverá vídeos com declarações pró-royalties dadas por Caetano Veloso, Seu Jorge e jogadores de futebol.

Dos principais municípios do interior, como Macaé e Campos dos Goytacazes (norte fluminense), as prefeituras vão enviar ônibus e vans repletos de manifestantes, com direito a sanduíches, quentinhas e refrigerantes. Cada um deles deverá receber um kit com bandeira, boné e camiseta com os dizeres "Contra a Injustiça - Em Defesa do Rio".

Ainda na lista de presenças no palanque, divulgadas pelo governo fluminense, aparecem a atriz Christiane Torloni, o sambista Nelson Sargento e o comediante Hélio de la Peña.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: