terça-feira, 29 de novembro de 2011

Greve paralisa obras em canteiro de Belo Monte

Segundo consórcio construtor, atividades foram suspensas para evitar confrontos

Mônica Tavares

BRASÍLIA. As obras no canteiro principal da hidrelétrica de Belo Monte, que começa a ser erguida no Rio Xingu, no Pará, estão paradas desde a sexta-feira, deixando sem atividades 1.800 operários. Os trabalhadores apresentaram à direção do consórcio construtor (CCBM) várias reivindicações, entre elas aumento salarial, ampliação do recesso de fim de ano e maior número de dias para a chamada "baixada" - período que a empresa libera os trabalhadores de outras cidades para visitar as famílias. As negociações começaram ontem.

Segundo a empresa, somente entre 5% e 10% dos empregados decidiram cruzar os braços na sexta-feira para reclamar melhores condições de trabalho. Mas o consórcio optou por paralisar as atividades dos 1.800 funcionários para evitar confrontos.

Os empregados bloquearam o quilômetro 55 da rodovia Transamazônica, próximo à cidade de Altamira, principal polo no entorno de Belo Monte. A construção conta com um total de quatro mil trabalhadores. Em novembro, informou o consórcio, é a data-base da categoria. A CCBM garantiu que a paralisação não vai atrasar o cronograma, que prevê a entrada em operação da primeira turbina em 2015.

No início deste ano, na usina de Jirau, no rio Madeira, em Rondônia, operários dos canteiros da hidrelétrica atearam fogo a ônibus e destruíram alojamentos, insatisfeitos com os salários e as condições de trabalho.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: