quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Oposição vai levar ministro ao Congresso

Base aliada apoia o convite; Lupi depõe hoje no Senado e também terá que ir à Câmara

BRASÍLIA. A oposição garantiu ontem, com aval de boa parte da base aliada, a aprovação de dois convites para que o ministro Carlos Lupi preste novos esclarecimentos às duas Casas do Congresso. Está marcado para hoje de manhã seu depoimento na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Na Câmara, ele foi convocado para falar na Comissão de Fiscalização e Controle, em audiência não marcada.

Também na Câmara, a oposição aprovou convite ao ex-secretario do Ministério do Trabalho Ezequiel Nascimento. Foi ele quem disse que Lupi viajou em avião providenciado pelo empresário Adair Meira, diretor de três ONGs beneficiadas depois por convênios com o ministério. Já a convocação de Adair foi barrada pelos governistas.

Em outra frente, os líderes do PSDB na Câmara e no Senado protocolaram na Procuradoria Geral da República nova representação contra Lupi, pedindo investigação por crime de responsabilidade, porque ele teria mentido ao depor na Câmara, semana passada, quando disse que mal conhecia Adair.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse, porém, que caberá ao Congresso apurar suposto crime de responsabilidade cometido por Lupi.

- Pela notícia que tive, é algo que se dirige ao Congresso, pelo fato de, eventualmente, ele não ter dito a verdade - afirmou Gurgel

O convite a Lupi foi apoiado por parlamentares governistas.

- A vinda do ministro Lupi é inadiável por conta do acúmulo de denúncias - afirmou a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do convite.

Na votação da convocação de Lupi na Câmara, os governistas fizeram corpo mole e não derrubaram o pedido, como em outras vezes. O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), disse esperar que Lupi se explique sobre as controvérsias a respeito de suas viagens.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: