segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Recife: Oposições no embalo de duas candidaturas

Jarbas (PMDB) descarta mais uma vez a hipótese de sair candidato e o bloco tende a lançar dois nomes no Recife: Raul Jungmann (PPS) e Daniel Coelho (PSDB)

Paulo Augusto

Embora se vislumbre ter mais de uma candidatura nas eleições municipais do próximo ano, o campo das oposições no Recife voltou a mostrar unidade e esteve todo reunido durante evento que, em tese, diria respeito a um só partido – o PPS, que realizou seu congresso estadual. Comandado pelo presidente regional da sigla, o ex-ministro e prefeiturável Raul Jungmann, o encontro reuniu não apenas os tradicionais participantes da Mesa da Unidade das oposições, mas também o ainda principal representante desse campo político no Estado, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB).

Participaram ainda da reunião o presidente nacional da sigla, deputado federal Roberto Freire (SP), o líder do partido na Câmara Federal, Rubens Bueno (PR), e convidados de outras legendas como os presidentes estaduais do PMDB, Dorany Sampaio, e do PMN, Sílvio Barbosa, os deputados federais Mendonça Filho (DEM) e Raul Henry (PMDB), o deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), além de centenas de militantes do PPS em todo o Estado,

A formação da mesa foi uma prova da harmonia e da unidade que, até o momento, vem sendo demonstrada pelo grupo: nada menos que quatro pré-candidatos a prefeito do Recife sentaram-se lado a lado – Jungmann, Henry, Coelho e Mendonça –, todos mantendo o mesmo discurso: críticas ao adesismo que tem feito a oposição minguar em praticamente todos os Estados – e também em nível nacional – e a certeza de que, se a oposição lançar mais de uma candidatura na capital, “todos estarão juntos no segundo turno”.

Questionado a respeito de como se dará sua movimentação no que se refere às eleições municipais, o senador Jarbas Vasconcelos disse que vai esperar as definições da Mesa da Unidade – cuja “vida útil” deve ser até o Carnaval. Mas reiterou: “Não vou ser candidato. Vou ajudar os companheiros, não pretendo ser candidato, (mas) vou ajudar no Recife onde puder ajudar”, destacou.

O que tem ficado cada vez mais claro – e tal impressão foi confirmada ontem – é que, entre os pré-candidatos a prefeito da oposição, dificilmente Raul Jungmann vai desistir de sua candidatura, assim como o tucano Daniel Coelho. Mendonça e Raul Henry, por sua vez, sempre falam com mais cautela a respeito do assunto. Jarbas defende que a oposição tenha “dois nomes” na disputa, independentemente de quem seja lançado pelo lado governista. Não será de se estranhar se Jungmann e Coelho forem esses nomes.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: