quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Royalties: Rio terá serviços suspensos amanhã

Prefeitura e governo estadual decretam ponto facultativo para a mobilização. Metro, barcas e trem vão oferecer transporte gratuito

Isabel de Araújo e Henrique Gomes Batista

A mobilização para garantir maior adesão ao movimento "Contra a Injustiça - Em Defesa do Rio" vai paralisar alguns serviços amanhã na cidade. A prefeitura e o governo do estado decretaram ponto facultativo aos funcionários. Apenas serviços essenciais - hospitais, Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, escolas - não vão liberar os servidores para a passeata a partir das 15h, na Candelária. A previsão é que o evento - que deve contar com artistas - termine às 20h na Candelária. Ontem, na BR-101, manifestantes fecharam trecho da rodovia em Campos, em protesto contra o novo modelo de divisão dos royalties do petróleo.

O Detran informa que os funcionários foram dispensados para a passeata, mas funcionarão os serviços de habilitação e vistoria já agendados. A Associação Comercial do Rio (ACRJ) orientou o comércio a dispensar funcionários às 15h. Os bancos funcionam normalmente.

No MetrôRio, o usuário deve buscar a passagem gratuita a partir das 5h, da quinta-feira, podendo embarcar gratuitamente em qualquer estação das 13h às 15h. O retorno será permitido das 20h às 22h nas estações Cinelândia, Carioca, Uruguaiana e Presidente Vargas, com apresentação da passagem gratuita obtida na bilheteria. Mesmo as pessoas que embarcarem após às 15h - encerramento do horário da gratuidade de ida - poderão solicitar o retorno em qualquer estação.

Nas barcas, o bilhete grátis de ida e volta deve ser retirado na estação Araribóia (Niterói), das 13h às 15h e só será aceito nesse período (ida: Niterói-Praça XV) e das 20h às 22h (volta: Praça XV-Niterói).

A SuperVia oferecerá bilhetes de ida das 13h às 15h nas estações, exceto a Central. Na volta, das 20h às 22h, garantirá embarque gratuito na Central. A recomendação é retirar o bilhete de volta com o de ida.

No Espírito Santo, as principais atrações da mobilização em defesa dos royalties, que acontecerá no mesmo horário do evento carioca, serão Dudu Nobre e Gabriel, o Pensador. O governo espera até 10 mil pessoas na Praça dos Namorados, em Vitória. No Rio, a expectativa é de reunir 100 mil.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado senhor, grato pelas informações, mas a passeata termina na Candelária ou na Cinelândia?