sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Esquerda democrática :: Roberto Freire

No último fim de semana, realizamos em São Paulo/SP nosso 17º Congresso do Partido Popular Socialista PPS, com mais de quatrocentos delegados de todo o país, além das presenças de vários líderes políticos das mais variadas extrações, como o José Serra, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab, bem como de representantes de partidos estrangeiros.

O que mais se destacou nos três dias de intensos debates foi o acerto da linha política do partido, demarcado desde nossa saída da base do governo Lula, em 2004, por uma clara postura oposicionista e uma persistente tentativa de criar um bloco democrático de esquerda, cada vez mais comprometido com um amplo e profundo processo de reformas que formalize uma outra estrutura do Estado brasileiro.

A resolução política que resume nossas deliberações defende a reforma democrática do Estado como centro de sua estratégia reformista. Esta compreende uma reforma política com a adoção de sistema eleitoral misto, financiamento público de campanha, com contribuições de pessoas físicas; reforma administrativa, que objetive maior eficiência, moralidade, que leve o Estado mais à população, menos às oligarquias. Além dessas, consideremos imprescindíveis a reforma tributária, acompanhada de uma renovação negociada do pacto federativo. Agregue-se ainda, a reforma previdenciária, a trabalhista sindical e a inescapável reforma urbana que se faz necessária para melhorar a qualidade de vida nas nossas cidades.

O partido afirmou seu compromisso com a sustentabilidade. Os riscos da exploração sem limites dos recursos naturais tornam-se mais claros e mais próximos a cada dia. Para nós, uma radical alteração na matriz energética, de transporte, habitacional, da produção agrícola, assim como um novo padrão de consumo na direção de uma economia não dependente de carbono está em curso e deve ser valorizada. Assim, foi aprovada a realização de um evento, que ocorrerá em Brasília, emfevereiro de 2012, tendo por tema “Cidades Sustentáveis”, elemento central de nossa proposta de desenvolvimento, tendo como base as cidades, que será o eixo de nosso posicionamento para as eleições de 2012.

Para demonstrar o compromisso do PPS com o futuro aprovamos uma meta para que todos os nossos prefeitos destinem 30% da verba municipal para a educação.

Acreditamos que podemos ser um partido, e juntamente com outras forças políticas e sociais formar um amplo movimento, duradouro e transformador, com fortes raízes na sociedade, o efetivo local de discussão e participação.

Somos uma organização que valoriza a cultura, a história e a memória, afirma e respeita a ética política: os direitos, mas, também, os deveres da cidadania e as responsabilidades morais dos representantes democráticos. Por isso nosso congresso teve como tema: "Unir a esquerda democrática para mudar o Brasil". Conscientes de que tal processo necessitará incorporar outras forças reformistas e democráticas para alcançar tal fim.

Nesse sentido, a definição de que teremos candidatura própria na eleição presidencial de 2014 é um passo no sentido da transformação dessa intenção em gesto.

Roberto Freire, deputado federal (SP) e presidente do PPS

FONTE: BRASIL ECONÔMICO

Nenhum comentário: