domingo, 18 de dezembro de 2011

Morre a cantora caboverdiana Cesária Évora, aos 70 anos

A ‘diva dos pés descalços’ aposentou-se em setembro deste ano

RIO - Cesária Évora morreu neste sábado, aos 70 anos, em Cabo Verde, seu país natal, vítima de insuficiência respiratória e pressão arterial elevada. Apelidada de "diva dos pés descalços", a cantora encerrou sua carreira no último dia 23 de setembro depois de cancelar uma série de shows devido a fragilidade de seu estado de saúde.

De acordo com o veículo português "Jornal de Notícias", Cesária Évora deu entrada no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, na sexta-feira, onde esteve internada no CTI "com um quadro muito complexo".

"Durante este período, ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada do seu empresário José da Silva", disse o diretor do hospital, Alcides Gonçalves.

Cesária Évora começou a trabalhar como cantora em bares e hotéis de Mindelo, em Cabo Verde, aos 16 anos. Jovem, já cantava amores desfeitos e o isolamento das ilhas de seu país de origem. O reconhecimento mundial de Cesária só viria aos 47 anos, no fim dos da década de 1980, ao gravar, em Paris, o disco "La diva aux pied nus".

Em 2004, Cesária conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea, batendo o concorrente Caetano Veloso, com quem gravou faixas como "É preciso perdoar" e "Regresso". Outro dueto famoso de Cesária foi com Marisa Monte, na música "Mar azul". Há dois anos, o presidente francês Nicolas Sarkozy a condecorou com a medalha da Legião da Honra.

Consagrada pelas coladeras, canções dançantes, ou mornas (o blues caboverdiano), a cantora sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2008, durante uma turnê pela Austrália. Seu último disco, "Nha sentimento", foi lançado em 2009.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: