quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Taxa de inadimplência atinge o maior nível desde o início de 2010

BRASÍLIA - O crédito é tido como uma das armas do governo para sustentar o crescimento em 2012, mas o ano começará com inadimplência em alta.

Sondagens informais do Banco Central indicam que instituições financeiras estão mais seletivas nos empréstimos, e estatísticas oficiais revelam que 7,3% do crédito para financiar o consumo pessoal tem atraso de pagamento superior a 90 dias -a maior taxa desde o início de 2010.

Ao longo do ano passado, a inadimplência recuou e fechou o ano em 5,7%. Em 2011, a trajetória se inverteu.

Nos financiamentos de veículos, uma das linhas que mais ajudaram a puxar o crescimento do crédito, a inadimplência quase dobrou: era de 2,5% há um ano e está em 4,9%.

Os atrasos também crescem em outras linhas importantes para o consumo, como crédito pessoal e financiamentos de bens como geladeira e fogões.

Apesar do aumento, o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, avalia que haverá acomodação. Segundo ele, as operações com atraso entre 15 e 90 dias, que são um indicador antecedente, já sinalizam ligeira queda.

Com inadimplência em alta, os bancos estão reduzindo a oferta de crédito. Pelas projeções do BC, o estoque de empréstimos a pessoas físicas deverá subir 15% em 2012.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: