quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Lá vem o Patto !:: Urbano Patto

Por acaso, assisti um pedaço do “reality show” Mulheres Ricas que está sendo exibido pela rede Bandeirantes de TV, um exemplo deprimente de futilidades, insensatez e escárnio. Também vi uma reportagem, não me lembro onde, que a demanda por bens de alto luxo está em franco crescimento no Brasil, gerando filas para comprar iates de R$ 4 milhões e que há perfumes que podem custar até R$ 10.000,00 o frasco.

Por outro lado, simultaneamente, acompanhamos a polêmica causada pela a recepção de milhares de migrantes haitianos que buscam uma oportunidade de viver com um mínimo de dignidade no Brasil, fugindo da desgraça em que se encontram no seu país natal. E o Brasil estabelece cotas para o ingresso no solo pátrio desses flagelados haitianos, que ficam quase que maravilhados quando conseguem uma colocação em serviços de baixíssima remuneração e qualificação.

Tais situações quando comparadas causam uma sensação de perplexidade quanto nossa alegada condição de mundo civilizado e de constrangimento frente a auto-definição de cidadãos.

O contraste é tamanho que, embora não se trate de imposição de relações humanas por força física, propriedade ou hereditariedade, se assemelha à passagens históricas de escravidão ou de vassalagem. As “mulheres ricas” da TV figuram como as Maria Antonieta e Cleópatra contemporâneas e os iates espelham os palácios dos césares, rei-sóis, califas e outros homens-deuses. Que papel caberia aos migrantes haitianos e outros desafortunados da vida?

Ao mesmo tempo também vi, em noticiário de TV do mesmo dia, uma senhora pobre acolher em sua casa humilde uma vizinha tão pobre como ela desabrigada por uma tempestade e dizer - sorrindo - que ficava extremamente contente e gratificada em poder fazer isso.

Quanta diferença entre as mulheres ricas e as mulheres pobres !!! Ainda resta esperança.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: