sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

PT se divide sobre ida de Pimentel ao Congresso

Líder do PMDB já teria dito que não quer afrontar governo

BRASÍLIA. Apesar do recuo ontem do líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), alguns líderes petistas no Congresso defendem que a presidente Dilma Rousseff determine que o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, antecipe-se a uma possível convocação da Câmara. A ideia é que ele se apresente para esclarecer as consultorias que prestou após deixar o cargo de prefeito de Belo Horizonte e que renderam mais de R$ 2 milhões em dois anos.

— O governo devia mandar logo o Pimentel ao Congresso e acabar de uma vez por todas com esse lero-lero. E isso ainda lhe daria mais autoridade para fazer o que quiser — aconselhou um dirigente petista.

Já outros setores do PT preferiram minimizar as ameaças de rebelião e consideraram que as insatisfações dentro do PMDB são pontuais.

A avaliação é que Dilma não tem com o que se preocupar diante da ampla maioria que tem no Congresso e dos altos índices de popularidade.

Por isso, a aposta é de que não há qualquer hipótese de Pimentel ser convocado, sem que seja fechado um acordo com o governo.

— Não acredito na convocação. Não há um levante generalizado do PMDB — afirmou o senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

Em consultas reservadas feitas por dirigentes do PT, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), teria confirmado que não há disposição dentro do partido de afrontar o governo.

— O PMDB sabe que essa esticada de corda tem limite. O Renan reconheceu que não dá para peitar a presidente neste momento — disse um interlocutor do senador peemedebista.

FONTE : O GLOBO

Nenhum comentário: