quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rubens Bueno(PPS) afirma que PT transformou a saúde em caos

Continuaremos vendo minguar verbas para a saúde, alerta Bueno

Valéria de Oliveira

O líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno(PR), disse que o governo petista “trocou seis por quatro” na área da saúde, quando a presidente Dilma Rousseff vetou 15 artigos da emenda 29, que garantia mais aporte de recursos no setor. “Continuaremos vendo minguar verbas para a saúde, como vem ocorrendo nos últimos 10 anos”, protestou.

Bueno disse que o PT, no poder, pratica o inverso de seu discurso quando estava na oposição. “Agora, por incompetência, transforma a saúde pública em caos”. Na avaliação do líder, “mais uma vez o direito à vida e à dignidade do povo brasileiro é tratado com descaso e o governo mostra-se insensível ao quadro dramático em que se encontra o setor”.

Vetos

A presidente Dilma Rousseff vetou o artigo que previa aumento nas verbas federais para a saúde em caso de variação do PIB (Produto Interno Bruto). Com isso, estados e municípios arcarão com mais despesas, enquanto a União continua a injetar na área o mesmo percentual de antes da aprovação da emenda 29 – atualmente 7% da receita bruta. O montante é resultado do cálculo do valor empenhado no exercício do ano anterior mais a variação nominal do PIB.

Em setembro, Rubens Bueno chegou a cobrar do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais investimentos em saúde por parte do governo federal, durante comissão geral realizada na Câmara. O líder salientou que entre os anos de 2000 e 2008, os investimentos da União decresceram, enquanto os dos estados e municípios aumentaram.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: