sábado, 4 de fevereiro de 2012

Cuba nega mais uma vez visto de saída do país a blogueira

Governo cubano nega saída a blogueira

Yoani Sánchez, que já tinha o visto brasileiro, havia pedido a intercessão da presidente Dilma para obter permissão

Em sua conta no Twitter, a opositora ao regime se dirige à dirigente brasileira e diz que é "prisioneira" no país

Isabel Fleck

SÃO PAULO - A tentativa da blogueira Yoani Sánchez de obter permissão do governo cubano para vir ao Brasil fracassou. Pela quinta vez. Ontem, ela divulgou em sua conta no Twitter que o regime negou novamente sua saída -já é a 19ª proibição, se contados todos os pedidos para viajar a convite para outros países.

"Me sinto como um refém sequestrado por alguém que não escuta, nem dá explicações. Um governo encapuzado e com arma na cintura", disse Sánchez, que escreve o blog Generación Y, um dos mais expressivos de crítica ao governo castrista.

A blogueira já tinha conseguido o visto brasileiro para participar do lançamento do documentário "Conexão Cuba Honduras" -no qual é entrevistada-, em Jequié, na Bahia, no próximo dia 10.

Ela pediu, por vídeo na internet e carta enviada a Brasília, a intercessão da presidente Dilma Rousseff, durante sua visita a Cuba nesta semana, para conseguir a permissão de saída do governo cubano.

Publicamente, a mandatária brasileira não comentou o caso, e o governo brasileiro sugeriu que ela não trataria do caso com os anfitriões.

Após a aparente resistência da presidente em ajudá-la, Sánchez disparou ontem no Twitter, em mensagem direcionada à conta oficial de Dilma: "De que vale ter um porto tão grande e moderno como o de Mariel se não podemos sair por ele?". O porto de Mariel, com investimento brasileiro, foi um dos principais temas da visita de Dilma.

O governo brasileiro não comentou a decisão cubana.

Sánchez ainda questionou o fato de ter recebido a negativa justo quando o ditador Raúl Castro está fora do país. "Raúl Castro está de visita na Venezuela, e não me deixam visitar o Brasil... Coisas de totalitarismos!"

Estreia ameaçada

O diretor do documentário, Dado Galvão, que fez o convite para a blogueira vir ao Brasil, não sabe se manterá o lançamento do filme na próxima sexta-feira. "Vou avaliar com a Yoani e com o senador Eduardo Suplicy, que nos deu apoio político", disse.

Galvão teve ontem a notícia de que não só a cubana faltaria à estreia, mas o jornalista hondurenho Esdras Amado López também. Figura central do filme, ele recebeu ontem uma intimação judicial que o proíbe de deixar o país.

Para o diretor, o governo brasileiro poderia ter ajudado a blogueira, por ter uma boa relação com o regime cubano. A presidente também o decepcionou por não ter atendido ao pedido de Sánchez.

"Dilma manchou o passado dela. Acredito que ela não poderá mais olhar nos olhos das pessoas para falar de sua trajetória como presa política", afirmou.

Se a estreia for adiada -pela terceira vez-, Galvão considera acrescentar ao documentário os mais recentes desdobramentos da luta de Sánchez por sua liberdade.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: