terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Espanha e Portugal vivem dia de protestos contra austeridade

Em Valencia, houve manifestações contra os cortes orçamentários e, em Lisboa, contra a privatização da EDP

VALENCIA/ ESPANHA - A Espanha e Portugal viveram ontem mais um dia de protestos contra os planos de austeridade adotado pelos respectivos governos. Em Valencia, no leste da Espanha, diversos incidentes foram registrados, quando a polícia atacou uma manifestação de centenas de estudantes que protestavam contra os cortes orçamentários.

Os jovens, convocados pelas redes sociais, se reuniram na frente do instituto Lluis Vives, um colégio da cidade, para protestar contra os problemas que deixaram várias escolas sem calefação nas últimas semanas porque o governo regional não paga as contas.

Os conflitos começaram entre os manifestantes e um cordão policial que protegia as instalações da instituição e, em seguida, estendeu-se para as ruas próximas quando os jovens se dispersaram. Os policiais usaram cassetetes e alguns manifestantes foram agredidos já caídos no chão. "Houve detidos, mas não sabemos quantos", declarou um porta-voz da polícia.

Já em Lisboa, os trabalhadores da Energias de Portugal (EDP) participaram de manifestação contra a privatização da empresa e dos serviços públicos em geral, alertando ainda para as condições de trabalho de terceirizadas contratadas pela EDP.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: