quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Jefferson diz que ex-presidente da Casa da Moeda foi escolha de Lula

Raquel Ulhôa

BRASÍLIA - O presidente nacional do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, afirmou que seu partido foi "barriga de aluguel" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2008, ao concordar com o suposto pedido do governo para assumir a indicação do economista Luiz Felipe Denucci para presidir a Casa da Moeda. "Quem brigou pela nomeação do cara foi o presidente Lula", disse ao Valor.

Jefferson atacou duramente o PT, partido que, na sua opinião, não quer assumir a responsabilidade pela nomeação de Denucci - demitido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na véspera da publicação de reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" sobre suspeitas de envolvimento dele em esquema de corrupção.

"O PT é aquele colega de colégio que joga bola no professor quando ele vai escrever no quadro, assovia, faz gritaria nas costas do professor e, quando o professor vira, faz carinha de sonso e diz: fui eu não professor, foi o resto da turma. (...) O PT não é aliado. O PT é um bom adversário. Ele te apunhala pelas costas."

Segundo sua versão, ninguém do PTB conhecia Denucci, um "burocrata do PT", técnico de carreira, considerado qualificado, tendo trabalhado no Banco Central e na Telebrás. Sem apontar exatamente quem, Jefferson diz que o PTB recebeu pedidos do governo para fazer a sua indicação para a Casa da Moeda.

Os interlocutores do partido foram o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), e o deputado Nelson Marquezelli (SP). Na época, o ministro das Relações Institucionais era José Múcio Monteiro, do PTB, que também teria participado das conversas. Jefferson disse não ter sido consultado e que, se fosse, não homologaria a indicação que interessava ao PT.

"Denucci também não é dele [Mantega]. Ele fez circular o nome do cara. Mas, pelo que sei, é do Lula. Quem brigou pela nomeação do cara foi o presidente Lula. (...) O PTB não tem nada contra o doutor Denucci. Tenho até a impressão que é um homem bom. Mas ele não é do PTB. O PTB agiu como barriga de aluguel do Lula. Para proteger o Lula, eles [petistas] metem o pé em todo mundo", disse Jefferson.

O presidente do PTB avalia que o partido ficou com o "prejuízo moral" com a revelação do suposto envolvimento de Denucci em corrupção. Mas não foi só isso. Segundo as informações do governo, o PTB passou a pedir a demissão de Denucci porque não foi atendido em seus pedidos. Jefferson admite que petebistas passaram a defender a demissão de Denucci porque ele "não deu bola" para os pedidos de políticos.

Jefferson diz que tomou a iniciativa de reagir, esclarecendo que não partiu do PTB a iniciativa de indicar Denucci, porque as lideranças do partido no Congresso não o fariam, já que o governo "coopta" os parlamentares, por meio dos líderes. "Reagi porque os líderes não iriam reagir. Ia ficar na conta do PTB sem reação. Ou você reage ou o partido leva lama e eu, o presidente, pedrada."

Mantega afirmou que a indicação do ex-presidente da Casa da Moeda foi do PTB. Ele disse que, depois, o partido passou a pressioná-lo para que substituísse Denucci. O ministro admitiu ter recebido antes acusações contra o economista, mas que não as considerou sólidas.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: