domingo, 19 de fevereiro de 2012

Marcelo Freixo, do Psol, tenta fechar acordo com PCB

Já Garotinho e Cesar Maia formalizam aliança, inédita na capital, após carnaval

RIO - Depois de tentar um acordo sem sucesso com o PV, Marcelo Freixo (PSOL) agora namora uma aliança com o PCB. Em troca, o partido indicaria um nome para a vaga de vice.

- Não tenho dúvidas de que teremos segundo turno. A juventude vai ser a marca desta campanha e, com isso, vamos aprofundar a discussão sobre a cidade - disse Freixo.

No PV, mesmo com o favoritismo da deputada estadual Aspásia Camargo para ser a candidata, a situação do partido, a exemplo do PSDB, é considerada delicada. O ex-superintendente do Ibama e ambientalista Rogério Rocco ensaiou se lançar na disputa. Rocco organizou até um debate com integrantes da legenda no início deste mês, mas o evento ficou esvaziado. Aspásia não compareceu. Gabeira saiu antes do fim. E convidados, como o professor Cândido Mendes, faltaram ao evento.

- O PV vive uma crise de identidade. Não há uma liderança expressiva para ser o nosso candidato, como foi o Gabeira e o (deputado federal Alfredo) Sirkis - analisa um verde.

O deputado federal Anthony Garotinho, ex-governador, e o ex-prefeito Cesar Maia vão oficializar a aliança PR-DEM no próximo dia 27. O evento, inicialmente marcado para ocorrer em um centro de convenções no Centro do Rio, servirá para confirmar o nome do deputado federal Rodrigo Maia, filho de Cesar, como candidato a prefeito. Será a primeira vez que Garotinho e o ex-prefeito vão aparecer juntos publicamente como aliados.

A vaga de vice na chapa de Rodrigo Maia deverá ser ocupada pela deputada estadual Clarissa, filha de Garotinho. Ela e Rodrigo já participam juntos de encontros públicos organizados por seus partidos, principalmente em bairros da Zona Oeste. Clarissa, porém, não decidiu se fará parte da dobradinha.

Até o início da campanha, o secretário-geral do PR no Rio, Fernando Peregrino, braço direito de Garotinho, vai coordenar a estruturação do programa de governo, que será apresentado por Rodrigo Maia.

Em janeiro, Garotinho defendeu o nome de Cesar Maia como candidato a prefeito pela coligação, como revelou O GLOBO. Segundo o parlamentar, Cesar teria mais chances de ir para o segundo turno contra Eduardo Paes. O ex-prefeito, que será candidato a vereador pelo DEM, descartou a hipótese.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: