segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A oração de Camaçari :: Paulo Brossard

Fatos da maior gravidade vêm ocorrendo e, dada a formidável ampliação dos meios de comunicação, quase instantaneamente o país inteiro toma ciência do que vai sucedendo. Mas o que também chama a atenção é que sua revelação não se deve a serviços estatais, especializados, mas exclusivamente à iniciativa e responsabilidade da imprensa, tomada a palavra como o conjunto dos meios de publicidade, ou da mídia, como se tornou corrente dizer. Ou seja, não fora esta e a nação nada ficaria sabendo do que vai pela área pública, motivo pelo qual órgãos como a Veja, o Globo, o Estado e a Folha de S. Paulo, principalmente, pelos serviços públicos que vêm prestando mereciam ser declarados de utilidade pública...

O fato é que mais um ministro, o das Cidades, pediu demissão, depois de ter sido cadaverizado numa agonia sem fim; dois de seus colaboradores mais próximos, de sua imediata confiança, foram exonerados pelo Planalto! Para requintar a selvageria burocrática, o próprio partido do ministro não moveu uma palha em sua defesa, dado que assegurada a posse do ministério.

A propósito, é imperioso salientar que em relação a dois ministros, o do Desenvolvimento e o da Integração, contra os quais foram arrolados muitos fatos pouco recomendáveis, a reação da senhora presidente foi de "blindá-los", deles se fazendo madrinha zelosa.

Mas a consequência, por desagradável que seja dizer, é que a senhora presidente tornou-se a fiadora deles. Dir-se-á que não se alegou nem provou tenham embolsado dinheiro público, mas o problema não é esse, mas do uso indevido de respeitáveis recursos de erário, que, grosso modo, vão beneficiá-los política ou familiarmente.

Outrossim, é notório que os mais avisados governantes do mundo, preocupados com a crise que parece ser inevitável, vêm tomando providências múltiplas e infelizmente amargas, enquanto a senhora presidente, falando em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, afiançou que "o Brasil é diferente e por isso resiste à crise", disse e está dito. "Nosso modelo é diferente dos outros modelos", "porque para nós quem é a maior força que empurra o Brasil para frente é seu povo, porque são consumidores, trabalhadores, empresários. São aquelas pessoas que criam aquele ciclo muito bom, que uma coisa puxa a outra. Quem consome ao mesmo tempo cria oportunidades e, com isso, a roda vai girando e o Brasil vai crescendo".

Desse modo, pode o país ficar tranquilo, pois a crise passará ao largo, "enquanto a roda vai girando e o Brasil vai crescendo". De resto, a linguagem lembra a que, em Cuba, ela empregou a respeito dos "direitos humanos". Por falar neles, talvez conviesse lembrar que a Constituição assevera que, nas suas relações internacionais, o Brasil se orientará pela "prevalência dos direitos humanos".

Enquanto a roda vai girando, segundo a Controladoria-Geral da União, em cada 10 contratos na área de habitação popular, sete não saíram do papel. E para encerrar, a senhora presidente, quando candidata, prometeu que até o termo de seu governo, 2014, teria entregue 6.427 creches; contudo, o primeiro ano passou sem que uma única creche tenha sido concluída! Daí resulta que, nos três anos restantes de mandato, terão de ser implantadas 178 creches por mês, ou cinco por dia. Ainda bem, graças ao tamanho da roda girando, estamos livres da crise porque o nosso modelo é diferente dos outros modelos!

*Jurista, ministro aposentado do STF

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: