quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sócio de ministro atua em programa do governo

Empresário tem negócios no Minha Casa, Minha Vida, que é coordenado pelas Cidades

Breno Costa

JOÃO PESSOA - O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, é sócio do dono de uma imobiliária que negocia imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida em João Pessoa.

A pasta é responsável pela execução do programa, principal bandeira do governo na área da habitação popular.

A Araújo Imobiliária, que pertence a Diógenes Araújo Lins, tem atuação na capital paraibana desde os anos 80. A empresa fica num terreno aos fundos do escritório político de Ribeiro.

O site da imobiliária tem uma seção destinada exclusivamente a imóveis do programa do governo. A empresa recebe um percentual de cada financiamento pela função de intermediar o contato entre o interessado e a Caixa, financiadora do programa.

A sociedade do ministro com Diógenes Araújo se dá em outra empresa, a Village Urbanismo, sediada no escritório de Ribeiro.

A empresa é uma das quatro que Aguinaldo Ribeiro omitiu em sua declaração de bens entregue à Justiça Eleitoral em 2010, como a Folha mostrou no domingo.

O ministro afirmou que se desligará das empresas.

O capital da Village é representado por 133 lotes de terreno localizados em um bairro popular de João Pessoa, o Planalto Boa Esperança.

O local é palco de a forte expansão imobiliária, tendo como público alvo a população de classe média baixa.

Os lotes da Village são vizinhos a dois conjuntos de apartamento do Minha Casa, Minha Vida, ainda em construção, o Residencial Irmã Dulce e o Jardim das Colinas.

Além do Minha Casa, Minha Vida, o Ministério das Cidades tem como atribuição fazer parcerias com Estados e prefeituras para obras de infraestrutura urbana.

Essas ações contribuem para a valorização de imóveis e incluem obras de saneamento, abastecimento d"água e coleta de lixo.

Ribeiro, que ocupava o posto de líder do PP na Câmara dos Deputados antes de assumir o ministério, apresentou para o Orçamento deste ano uma emenda de R$ 2,6 milhões ao Ministério das Cidades, para ações de infraestrutura em municípios da Paraíba". Agora caberá a ele executar a emenda.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: