terça-feira, 13 de março de 2012

Brasil cresce abaixo do seu potencial, aponta OCDE

Segundo organização, País avança menos do que a tendência mundial; entidade também constata desaceleração da China

Jamil Chade

GENEBRA - O Brasil cresce abaixo do potencial e menos do que a tendência da economia mundial. A conclusão é da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que ontem divulgou novas previsões e indicou que, ao lado do Brasil, a China é a única grande economia com um cenário futuro de desaceleração na economia.

De acordo com a conclusão da entidade, a zona do euro já dá os primeiros sinais de que a crise pode ter tocado seu ponto mais baixo e começa a se recuperar, ainda que de forma tímida.

A entidade com sede em Paris compila mais de 40 dados econômicos dos maiores mercados, com o objetivo de tentar traçar as tendências dessas economias nos próximos seis meses. O indicador, segundo a OCDE, serve como uma forma de antecipar a direção que economias estão tomando.

Segundo os indicadores, a desaceleração da economia brasileira deve ser mantida nos próximos meses. No ano passado, a taxa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) foi de 2,7%. O resultado de 2011 foi classificado como uma decepção e um sinal de que os emergentes podem não ter o crescimento que se esperava.

Indicador. O Brasil soma 93,2 pontos pelo indicador elaborado pela OCDE - que contabiliza expansão do Produto Interno Bruto (PIB), projeções, produção industrial e outros fatores. Todos os valores abaixo de 100 indicam uma tendência de desaceleração na economia. Desde setembro, o Brasil está abaixo do ponto de aceleração do ritmo de crescimento. Em janeiro de 2012, o índice brasileiro era 9,8 pontos abaixo do de janeiro do ano passado, a maior redução entre as grandes economias do mundo.

No geral, a conclusão dos indicadores é de que há um momento de "mudança positiva" na economia mundial, com países industrializados dando os primeiros e tímidos sinais de algum avanço.

Os avanços são liderados pelos Estados Unidos, com taxas que apontariam uma retomada da maior economia do mundo. O Japão, um ano depois do tsunami que minou os esforços de recuperação, também começa a dar sinais de crescimento.

Pela primeira vez, porém, a OCDE aponta que algumas economias europeias também seguem esse caminho. A zona do euro, como um todo, teria apenas deixado de cair.

Outras economias em expansão são a da Índia e da Rússia, ambas classificadas como sofrendo uma mudança positiva no ritmo de crescimento.

Desaceleração. Já no caso da China, a segunda maior economia do mundo, a OCDE aponta uma "desaceleração" do crescimento, um fato que também vem preocupando analistas de mercado e exportadores de todo o mundo.

Na semana passada, o governo de Pequim anunciou redução de previsão de crescimento de 8,0% para 7,5% em 2012. Nos últimos anos, a expansão média foi de 9,0%. O anúncio obrigou as instituições a revisarem as previsões para o crescimento da economia mundial em 2012.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: