quinta-feira, 22 de março de 2012

Em inauguração de clínica, troca de elogios e palanque para Paes

Após atritos entre prefeito e ministro em fevereiro, Dilma deu tom de desagravo a evento no Rio

Luiz Ernesto Magalhães

Depois do mal-estar entre o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em fevereiro - com a divulgação, pelo ministério, de pesquisa que colocou a saúde pública no Rio como a pior do país -, a inauguração da Clínica da Família Joãozinho Trinta ontem, em Parada de Lucas, na Zona Norte da cidade, teve tom de desagravo. A presidente Dilma Rousseff e o governador Sergio Cabral (PMDB) não pouparam elogios a Paes e relembraram o apoio que deram ao prefeito do Rio, que, segundo eles, assegurou parcerias entre os governos federal, estadual e municipal para o desenvolvimento da cidade. Padilha também estava presente.

O evento se transformou ainda em palanque eleitoral para Paes, que tentará a reeleição este ano. Duas associações de moradores da Rocinha serviram de claque, pedindo em coro, em alguns momentos, "Paes outra vez". Além disso, foram distribuídos, durante a cerimônia, bottons com o número "2 milhões" - com a inauguração da clínica, a 57 no Brasil, o Rio chegou a dois milhões de pessoas (32% da população) atendidas pelo projeto. Em 2009, o programa atendia pouco mais que 200 mil na cidade.

- Em 2008, vim aqui apoiar a candidatura de Eduardo Paes numa extraordinária parceria com o governador Sergio Cabral. Vimos que teríamos um prefeito de qualidade. Isso que o Paes está fazendo não é fácil. Não é só a obra que importa, mas a qualidade de seus médicos. Ele é especial por sua capacidade de trabalho. É cuidadoso com detalhes. E as mulheres sabem como são importantes os detalhes. Um governo não é só tijolos e paredes, mas a qualidade do serviço - disse Dilma.

O ministro da Saúde também elogiou o prefeito. Há um mês, Padilha foi criticado por Paes por causa do Índice de Desempenho do Sistema Único do Saúde (IDSUS), divulgado pela pasta. Entre as principais cidades do país, o Rio teve a pior nota (4,33). O estudo mostrou que a cidade até recebeu boa avaliação sobre a qualidade do serviço, mas a falta de acesso puxou o índice para baixo.

- Dois milhões é uma marca histórica na realidade do Rio, uma cidade que até há poucos anos não tinha nada de cobertura. O que o Rio está fazendo não é qualquer cobertura, mas com qualidade de atendimento - disse Padilha.

O clima de campanha eleitoral ficou também explícito quando a moradora Maria Aparecida Carvalhas, escolhida para receber a matrícula simbólica número 2 milhões, resolveu agradecer ao deputado estadual Pedro Fernandes (PMDB) e à vereadora Rosa Fernandes (PMDB) pela implantação do serviço. O discurso, que recebeu vaias da plateia, acabou sendo interrompido pelo prefeito, que brincou em tom irônico:

- Esse aí é o risco de a gente deixar falar - disse Paes, olhando para Dilma.

Como se não bastasse, nas casas havia ainda faixas de agradecimento a Cabral e ao prefeito em nome dos vereadores Argemiro Pimentel (PMDB), Carlinhos Mecânico (PSD) e também Rosa Fernandes. Por causa do intenso calor, quatro pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: