quarta-feira, 28 de março de 2012

Fortunati trocará 11 secretários

Em 5 de abril, integrantes da cúpula municipal que pretendem concorrer em outubro vão deixar seus cargos na prefeitura

Dos 34 órgãos de primeiro escalão da prefeitura de Porto Alegre, entre secretarias, departamentos e gabinetes, pelo menos 11 sofrerão troca de comando na quinta-feira da próxima semana, dia 5 de abril. Na data, às 10h, em ato no Paço Municipal, os atuais titulares deixarão os postos dois dias antes do limite estabelecido para concorrer à vereança em outubro, transmitindo os cargos para os seus substitutos.

Apesar de a reforma do secretariado estar adiantada, o prefeito José Fortunati (PDT) segue negociando com os aliados o nome dos sucessores. Somente o PP acertou que Marco Seadi e Deborah Villela irão substituir Kevin Krieger e Newton Braga Rosa na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no Gabinete de Inovação Tecnológica (Inovapoa), respectivamente. As demais siglas – PDT, PMDB, PTB e PPS – deverão obrigatoriamente definir os sucessores até a próxima terça-feira. O prefeito, candidato à reeleição, afirma que caberá aos cinco partidos aliados que ocupam cargos no primeiro escalão a prerrogativa de fazer as indicações dos novos titulares.

– Isso faz parte de um acordo político e ético que temos. Só irá mudar se, porventura, as siglas apresentarem outro candidato (a prefeito). Neste caso, torna-se incoerente eles permanecerem no governo – avisa Fortunati.

O pedetista considera um "bom indicativo" o fato de os governistas terem feito indicações para permanecer no comando das suas frações de poder na prefeitura. Ele acredita ser o prenúncio da manutenção de uma ampla aliança em torno da sua candidatura, mas diz que é preciso aguardar as convenções partidárias, em junho, para "ter certeza". Até o momento, o PTB assegurou apoio a Fortunati e o PMDB deverá seguir o mesmo rumo. Os outros dois aliados prioritários, PP e PPS, não bateram o martelo, apesar de nutrirem simpatia pela continuidade da parceria.

Fortunati assegura que estabeleceu critérios técnicos para regrar a reforma do primeiro escalão.

Quem sairá para concorrer

Intenções eleitorais obrigarão o prefeito Fortunati a mudar primeiro escalão:
- Valter Nagelstein (PMDB) – Secretaria de Indústria e Comércio
- Márcio Bins Ely (PDT) – Secretaria de Planejamento
- Nereu D"Ávila (PDT) – Secretaria de Direitos Humanos e Segurança
- João Bosco Vaz (PDT) – Secretaria da Copa
- Paulo Brum (PTB) – Secretaria da Acessibilidade
- Cássio Trogildo (PTB) – Secretaria de Obras e Viação
- Carlos Casartelli (PTB) – Secretaria da Saúde
- Humberto Goulart (PTB) – Departamento de Habitação
- Luiz Fernando Moraes (PPS) – Secretaria de Turismo
- Kevin Krieger (PP) – Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc)
- Newton Braga Rosa (PP) – Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa)

Dos 11 secretários que deixarão o governo José Fortunati para concorrer em outubro, cinco retomam imediatamente o exercício de mandato na Câmara de Vereadores: Valter Nagelstein (PMDB), Márcio Bins Ely (PDT), João Bosco Vaz (PDT), Humberto Goulart (PTB) e Kevin Krieger (PP).

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: