domingo, 18 de março de 2012

Jaques Wagner cobra Bahia de volta ao Ministério

Governador lembra apoio nas eleições e reclama

Patrícia França*

SALVADOR. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), não está nada satisfeito com a perda de espaço de seu Estado no Ministério da presidente Dilma Rousseff, e diz que o PT Nacional é que deve explicar por que a Bahia - que deu uma das maiores votações a Lula no segundo turno (78,08% dos votos válidos) e 2,7 milhões de votos a Dilma -, não está sendo contemplada com cargos.

Nos últimos 30 dias, a Bahia perdeu três importantes posições no governo federal: Sérgio Gabrielli, ex-presidente da Petrobras; Mário Negromonte, ex-ministro das Cidades; e Afonso Florence, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário. E Jaques Wagner, conhecido pelo semblante sempre "zen", já demonstra certa tensão no rosto e um ar circunspecto.

Em entrevista, o governador foi enfático ao dizer que a Direção Nacional do PT, ao contrário dos demais aliados, tem privilegiado estados do Sul e Sudeste:

- O PMDB do Sarney tem dois ministros do Nordeste. O PSB de Eduardo Campos tem dois ministros do Nordeste. O PT tem dois governadores no Nordeste (Bahia e Sergipe) e não tem nada - queixou-se, acrescentando que esse quadro deve servir de "reflexão" para seu partido.

Jaques Wagner contou ter dito para a presidente Dilma que não faz questão de indicar ministros. E lembrou que nenhuma das representações baianas que chegaram à Esplanada foi indicação dele:

- Negromonte foi para lá pelo PP; Afonso Florence foi pelo alinhamento dele dentro do PT; e Luiza Bairros (Promoção da Igualdade) foi uma escolha da presidente. Até Sérgio Gabrielli, ex-dirigente da Petrobras, foi um nome indicado diretamente pelo ex-presidente Lula.

O governador deixou claro que ainda não digeriu as perdas que o Estado sofreu:

- É evidente que não gostei.

A senadora Lídice da Mata (PSB), da base de Jaques Wagner, também não esconde a sua insatisfação:

- A presidente precisa demonstrar o respeito e a consideração que a Bahia tem com ela. É preciso que a Bahia e o Nordeste estejam representados no Ministério.

Em resposta à perda de espaço da Bahia, a Direção Nacional do PT convocou uma reunião com o Fórum dos Presidentes do PT Nordeste para o dia 29. Quer ouvir os pleitos para ampliar a representatividade da região.

Segundo o presidente do partido na Bahia e coordenador do fórum, Jonas Paulo, além de ministérios, entram na pauta cargos em órgãos vitais para o Nordeste, como a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

* Da Agência A Tarde

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: