terça-feira, 6 de março de 2012

Líder do PMDB reclama da falta de autonomia dos ministros

Márcio Falcão

BRASÍLIA - Insatisfeito com a perda de espaço da legenda no governo, o PMDB também reclama do engessamento de ministros.

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), disse nesta segunda-feira (5) à Folha que os ministros estão "sem autonomia" para resolver questões protocolares do cargo, como demandas de prefeitos.

"Hoje, os ministros estão limitados em suas ações. Ficam esperando demandas da Casa Civil, das Relações Institucionais. Os ministros não conseguem decidir as questões trazidas por prefeitos. Não são obras grandes, são coisas pequenas do cotidiano da prefeitura, por exemplo, que ficam sem respostas."

O PMDB ocupa hoje os Ministérios da Previdência, Turismo, Agricultura, Minas e Energia, além da Secretaria de Assuntos Estratégicos. Outra avaliação é de que muitas tarefas estão concentradas nos secretários-executivos.

Alves disse não acreditar que as reclamações da legenda se reflitam nas votações da Câmara. "A gente sabe separar as coisas. É uma discussão para ajudar o governo. Se bobear, até o PT assina esse documento. O PT perdeu o Ministério da Pesca, perdeu a Petrobras, perdeu Ciência e Tecnologia."

Na semana passada, a bancada do PMDB divulgou manifesto dizendo que a relação entre o PT e PMDB com o governo é "desigual" e que o partido vive em uma "encruzilhada, onde o PT se prepara, com ampla estrutura governamental, para tirar do PMDB o protagonismo municipalista no país".

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: