sexta-feira, 30 de março de 2012

Lula já planeja subir no palanque de Paes

Acordo entre PT e PMDB ficaria restrito ao pleito deste ano; para 2014, líderes petistas defendem candidatura própria

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. Um dia depois da notícia de remissão total de um tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ontem o governador do Rio, Sérgio Cabral, e o prefeito da capital, Eduardo Paes, ambos do PMDB, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na visita de 40 minutos, o ex-presidente aceitou convocação de Paes para subir em seu palanque durante a campanha à reeleição, possibilidade que vinha sendo discutida tanto por lideranças do PT como do PMDB. Além do pleito no Rio, foram tratadas no encontro as demais alianças entre os dois partidos nas eleições municipais deste ano. Após a visita, Cabral e Paes embarcaram para Roma, onde participam de encontros preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que será promovida em 2013 no Rio.

- Eu acabei de sair com o governador Sérgio Cabral de uma visita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. É fantástico ver esse grande brasileiro vencendo mais um desafio - escreveu Paes no Twitter, após o encontro.

Na semana passada, o presidente do PT, Rui Falcão, reuniu-se com o governador do Rio para acertar a aliança em torno da reeleição de Paes. No encontro, os dirigentes pacificaram pequenas insurgências que atrapalhavam uma composição entre as duas legendas, como a situação em Niterói. O governador peemedebista garantiu o apoio à candidatura do petista Rodrigo Neves à sucessão no município.

O acordo entre PT e PMDB ficaria, em um primeiro momento, restrito a 2012, uma vez que dirigentes petistas trabalham com a perspectiva de lançar candidatura própria à sucessão de Cabral, em 2014. O nome mais cotado é o do senador Lindbergh Farias.

Em São Paulo, aliança é válida para o segundo turno

Em São Paulo, os pré-candidatos do PT e PMDB fecharam acordo neste mês, com o aval do ex-presidente Lula, para caminharem juntos no segundo turno da disputa municipal. Para o primeiro turno, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) e o deputado federal Gabriel Chalita (PMDB) selaram um pacto de não agressão viabilizando uma aliança no futuro contra o possível adversário tucano, o ex-governador José Serra. A expectativa de lideranças petistas é de que, já a partir da próxima semana, o ex-presidente aumente a sua participação nas articulações em torno da candidatura de Haddad, liderando, inclusive, reuniões com dirigentes de outras legendas.

O retorno do ex-presidente à linha de frente das articulações em torno da pré-candidatura do PT em São Paulo traz alívio à coordenação de campanha de Haddad, preocupada com o fraco desempenho do ex-ministro nas últimas pesquisas de intenções de voto, e com as dificuldades nas negociações para a formação de um arco de alianças, algumas delas interrompidas em virtude da crise do governo federal com a base aliada no Congresso Nacional. A volta de Lula, na avaliação de lideranças petistas, também deve apaziguar os ânimos dentro da legenda, sobretudo em relação à senadora Marta Suplicy (PT-SP).

Em mensagem, publicada na quarta-feira no Twitter, a ex-prefeita de São Paulo escreveu que não se turbina uma candidatura com "desespero", "pressões" e "constrangimento". Ela acrescentou ainda que a tese de que qualquer candidato petista a prefeito de São Paulo tem assegurado um patamar histórico de 30% dos votos "não é totalmente verdadeira".

O texto foi um claro recado a membros da coordenação de campanha de Haddad que vinham nas últimas semanas pressionando a senadora petista a ingressar na campanha do pré-candidato do PT. Marta Suplicy, que pleiteava a vaga do partido à prefeitura de São Paulo, abriu mão do posto no ano passado após ser pressionada pelo ex-presidente e pela presidente Dilma Rousseff.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

MUDE disse...

Puxa...Eu pensei que estávamos reforçando a Ruptura do PMDB com o PT. Contudo, governos estadual e municipal no RJ divergem da Dilma mas são "lulistas".
Só falta o PPS ceder tempo de TV na campanha Majoritária municipal na capital para aparecer LULA-DILMA-José Dirceu apoiando Eduardo Paes.
Vagner Gomes
PPS-RJ