sábado, 31 de março de 2012

Lula vai a capitais acertar candidaturas

Ex-presidente vai atuar como "bombeiro" em áreas de atrito para o PT

Gustavo Uribe

SÃO PAULO. Em um retorno à linha de frente das articulações políticas para as eleições municipais deste ano, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já estrutura para os próximos meses, com a ajuda da direção do PT, um cronograma de viagens às principais capitais brasileiras. O périplo, que deve ter início em maio, faz parte de esforço do PT para fechar alianças regionais e acertar os ponteiros em locais onde a legenda tem dificuldades na composição de palanques.

Em encontro na última semana com o presidente nacional do partido, Rui Falcão, o ex-presidente mostrou disposição em atuar como "bombeiro", resolvendo insurgências locais e intervindo em rachas municipais. Em evento na manhã de ontem, ele informou que o ex-presidente - que ainda está em tratamento em consequência do câncer de laringe - deve retornar às articulações políticas em meados de abril.

- Ele tem dito que não pode ter uma agenda alucinante como era antes e vai dosar o ritmo de participações na campanha eleitoral. Há ainda um período de recuperação física. Pelo que ele falou, provavelmente em meados de abril é que vai ter condições de participar de viagens. Ele vai definir conosco uma lista de prioridades para participar dessas campanhas eleitorais - afirmou Falcão.

O comando petista defende como prioridades, no périplo do ex-presidente, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, capitais onde a capacidade de articulação do ex-presidente seria bem-vinda neste momento. Em Belo Horizonte, o PT local decidiu apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), mas não aceita a participação do PSDB na aliança. Em Recife, por sua vez, o PT ainda está dividido entre as candidaturas de Maurício Rands e João da Costa. Em Porto Alegre, o PT optou pela candidatura de Adão Villaverde, mas o ex-presidente Lula já se disse simpático tanto ao apoio à reeleição de José Fortunati (PDT) quanto à candidatura de Manuela d"Ávila (PCdoB).

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: