terça-feira, 27 de março de 2012

OPINIÃO DO DIA – Cruz Costa: a filosofia e ação humana

A filosofia não é exterior ao mundo. Não é simplesmente uma aventura do espírito, mas uma verdadeira aventura humana, total, que se expressa freqüentemente, de modo sutil, mas cujas raízes estão na terra. O idealismo, sobretudo o idealismo alemão do século XIX, procurou reduzir todo o drama que se processa na história a uma aventura do espírito. A compreensão dos problemas concretos era, desse modo, escamoteada em benefício de problemas de abstração. O progresso da inteligência, está, porém, intimamente relacionado com o condicionalismo da atividade humana. O conhecimento histórico é, assim, uma necessidade. Torna-se impossível um conhecimento teórico que não atenda às condições históricas.

É preciso, porém, não esquecer que a história exclui certas restaurações. Ela não é feita para restaurar mas para libertar do passado. A filosofia encontra a verdade na sua adequação com a realidade. “Esta realidade, não é permanente, mas histórica. Quando muda a história, necessariamente tem que mudar também a filosofia.

CRUZ COSTA, João (1904-1978), filósofo, foi professor da USP. Obras: A filosofia no Brasil (1945), O pensamento brasileiro (1946), Augusto Comte e as origens do positivismo (1951), Contribuição à história das Ideias no Brasil (1956), Panorama da história da filosofia no Brasil (1959). Contribuição à História das Ideias no Brasil, p.12. Civilização Brasileira, 2ª Edição, Rio de Janeiro, 1967.

Nenhum comentário: