sábado, 10 de março de 2012

PDT entra no governo Alckmin e se afasta do PT

Paulo Gama

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), empossou ontem o pedetista Carlos Ortiz na Secretaria do Trabalho. O evento, marcado por críticas ao governo federal, sela a entrada do PDT no governo paulista e chancela seu afastamento da órbita petista na disputa municipal.

Aliado do PT nas eleições de 2008 e de 2010 em São Paulo, o PDT pretende lançar na disputa deste ano o deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força.

A candidatura do pedetista é vista com bons olhos por tucanos. Seria uma maneira de siglas aliadas ao governo federal, como o PSB, abandonarem a candidatura do petista Fernando Haddad sem se unirem formalmente ao PSDB -o que reduziria o custo político de não seguir a orientação do Planalto.

Paulinho, que preside a Força Sindical e o PDT-SP, participou da cerimônia. Sentou-se no palanque ao lado de Alckmin e do ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB à prefeitura.

Em seu discurso, o pedetista criticou o governo de Dilma Rousseff por demonstrar "pouco empenho" na defesa dos trabalhadores.

Serra minimizou o efeito eleitoral da nomeação, mas disse que existe uma "ligação amistosa" entre PDT e PSDB.

Ortiz substitui Davi Zaia (PPS), que assumirá a Secretaria de Gestão.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: