terça-feira, 20 de março de 2012

PT lança candidatura para disputar João Pessoa contra o PSB

Raphael Di Cunto

SÃO PAULO - No mesmo dia em que decidiu selar o acordo com o PSB em Belo Horizonte, o PT se afastou do partido em outra capital, acirrando o conflito entre os dois partidos, que já vivem um mal estar por causa da insatisfação do PSB com o governo federal. Os petistas da Paraíba decidiram no domingo que terão candidato próprio em João Pessoa, tese que recebeu o voto de 55% dos 2.723 filiados que votaram.

A candidatura própria irritou o governador Ricardo Coutinho (PSB), que apoiará a ex-secretária de Planejamento da prefeitura, Estelizabel Bezerra (PSB). "Desde 2004 nós ganhamos todas as eleições sem o apoio formal do PT", rebateu o governador, em entrevista para os jornais da Paraíba. O atual prefeito, Luciano Agra (PSB), desistiu de disputar à reeleição alegando que é um técnico, sem perfil para a política.

Apesar do desejo do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos - muito próxima a Coutinho -, de concorrer como vice na chapa da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014, a candidatura própria em João Pessoa mostra que a relação entre PT e PSB, antigos aliados, não vai bem.

Em São Paulo, ala do PSB defende o apoio ao PSDB, contra o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad (PT). O acordo só não foi selado ainda devido à pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Campos - os dois conversarão sobre isso na quinta-feira. Em Belo Horizonte, foram meses de ataques até o PT selar no domingo o apoio à reeleição do atual prefeito, Marcio Lacerda (PSB).

Em Recife, a tentativa do atual prefeito, João da Costa (PT), de tentar a reeleição enfrenta resistência dentro do próprio PT. De olho nisso, Eduardo Campos ameaça com a candidatura do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra (PSB) - que viu influência do PT nas denúncias que quase o derrubaram do cargo na virada do ano.

A dificuldade da atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), em definir um candidato que agrade ao seu grupo de sustentação faz com que praticamente todas as lideranças do PSB preguem a candidatura própria, embora o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), resista a essa ideia.

Já em João Pessoa, depois da votação de domingo, o provável candidato do PT será o deputado estadual Luciano Cartaxo, que tem apoio do diretório estadual e dos outros dois deputados do partido na Assembleia Legislativa. Ele é do grupo que foi adversário de Coutinho em 2010, com o argumento de que o candidato do PSB estava coligado com DEM e PSDB, e apoiou o então governador José Maranhão (PMDB), que tentava se reeleger.

Nessa eleição, o PT também esteve dividido. Um grupo, liderado pelo deputado federal Luiz Couto, apoiou informalmente Coutinho, o que lhes rendeu cargos no governo e na prefeitura depois da vitória. Esse grupo saiu derrotado agora, na decisão de ter ou não candidato próprio, mas ainda pode indicar um nome para concorrer a prefeito e forçar a realização de prévias contra Cartaxo. A inscrição das candidaturas poderá ser feita do dia 26 a 29 de março, embora o governador sinalize que pode receber, de novo, o apoio informal de parte do PT.

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: