sábado, 7 de abril de 2012

Autoridades vão fiscalizar canteiro hoje

Se houver problemas, empresa tem 72 horas para alojar funcionários

Representantes do Ministério Público do Trabalho, fiscais do Ministério do Trabalho e sindicalistas farão hoje uma vistoria nos canteiros da usina de Jirau para avaliar as condições de trabalho e a situação dos alojamentos. A inspeção do local foi decidida por liminar da juíza Maria Rafaela de Castro (8 Vara do Trabalho de Porto Velho).

De acordo com o despacho, caso seja comprovado que a situação dos alojamentos esteja inadequada ou ofereça risco a segurança e integridade física e psicológica dos empregados, a empresa responsável pela obra terá que adotar medidas dentro de 72 horas para alojar os trabalhadores em hotéis. Também foi determinado à construtora que ofereça a esses funcionários alimentação, em boas condições de higiene. A multa diária para o descumprimento é de R$ 1 mil por trabalhador.

Segundo o sindicato Sticcero, o número de demissões (800) foi fechado na madrugada de sexta-feira. A nota da Camargo Corrêa não informa o número, diz apenas que foram a pedido e que os operários já estavam a caminho de casa. Os trabalhadores de Jirau estavam em greve e voltaram às atividades na segunda-feira. Já em Belo Monte, a rodovia Transamazônica foi liberada, mas a volta à normalidade vai depender de reunião na terça-feira.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: