quinta-feira, 19 de abril de 2012

Câmara de SP aprova cessão de área a Instituto Lula

Durante a sessão, houve tumulto e xingamento entre vereadores e manifestantes contrários à concessão do terreno

Leonardo Guandeline

SÃO PAULO. A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, no fim da tarde de ontem, em primeira votação, o projeto de lei de autoria do prefeito Gilberto Kassab (PSD) que concede ao Instituto Lula, por 99 anos, uma área pública no centro da capital paulista onde hoje está localizada a Cracolândia. No local, será instalado um museu, batizado de Memorial da Democracia. A sessão da Câmara foi marcada por tumulto e xingamentos. Um manifestante contrário à proposta acusou o vereador Roberto Trípoli (PV) de agressão.

Durante o debate, que durou mais de duas horas, o clima esquentou. Trípoli, que é líder do governo na Câmara, subiu até a galeria, onde estavam alguns manifestantes do movimento "Revoltados Online", contrários ao projeto, e chegou a partir para cima do grupo. Houve discussão e troca de ofensas. Um dos manifestantes disse que foi golpeado na boca pelo vereador do PV.

Roberto Trípoli, no entanto, nega a agressão e afirma que houve apenas troca de xingamentos.

A confusão teve de ser apartada pela Polícia Militar (PM). Pouco antes do tumulto, os vereadores Carlos Apolinário (DEM) e Agnaldo Timóteo (PR) já tinham, em plenário, xingado os manifestantes, que gritaram durante a sessão.

Projeto tem um ano para ser apresentado

O projeto foi aprovado com 37 votos a favor, dez contra e uma abstenção, e será, agora, encaminhado para uma segunda votação antes de seguir para a sanção do prefeito.

Pela proposta, a prefeitura cederá um terreno de 4,3 mil metros quadrados, localizado na Rua dos Protestantes, onde o Instituto Lula pretende erguer um museu, batizado de Memorial da Democracia, que abrigaria o acervo documental referente ao mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também ofereceria cursos para a população.

O Instituto Lula, segundo a Câmara Municipal, tem um ano para apresentar o projeto do edifício, a partir da aprovação da proposta do Executivo pela Casa, e mais um ano para iniciar as obras.

Outras cidades já haviam demonstrado interesse em receber as instalações do Instituto Lula, mas houve um entendimento entre o Executivo paulista e a administração do Instituto.

Kassab fez oferta quando se aproximava do PT

A proposta de concessão do terreno ocorreu em um momento em que Kassab buscava uma aproximação com o PT na disputa pela prefeitura de São Paulo. O prefeito chegou a visitar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no hospital Sírio-Libanês no começo de janeiro. Posteriormente, Kassab declarou apoio a José Serra, depois que o tucano confirmou sua candidatura. O prefeito alegou que sempre deixara claro o seu compromisso inicial com Serra.

Procurada na ocasião, a assessoria do Instituto Lula afirmou que as negociações com a prefeitura para a concessão da área vêm de meados do ano passado, antes de qualquer movimentação eleitoral.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: