quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dois mundos:: Eliane Cantanhêde


Enquanto o mundo político se digladia para definir a abrangência e os alvos da CPI do Cachoeira, o mundo de Dilma providencia sacos de bondades para o eleitor, ops, para a população.

No Congresso, o PT assume o controle da CPI para delimitar as investigações no tempo e no espaço, a oposição esperneia por ser mera coadjuvante e Collor se diverte ao estrear como vitrine em CPIs. O PMDB assiste a tudo de camarote, esperando a hora certa para entrar em campo. Será quando, e se, o governo precisar dos bons de briga.

No Planalto, Dilma até concedeu um bom tempo para almoçar ontem com Lula e tratar de CPI, mas a prioridade dela é passar a sensação de normalidade do governo -com agendas positivas, é claro.

A lista não para: o BC reduz a Selic, os bancos públicos e privados reduzem os juros reais ao consumidor, o chamado "PAC da mobilidade" lança R$ 32 bilhões para o trânsito nas cidades, o governo disponibiliza R$ 2 bilhões para móveis, geladeiras e fogões e ontem, com a CPI pegando fogo, a CEF anunciava redução de até 21% nos juros para casa própria.

Não é à toa, portanto, que a popularidade do Congresso está abaixo de zero e a da presidente já é recorde em relação a Lula e a FHC nesta mesma fase de mandato. E vai aumentar...

Dilma manteve os acertos de Lula, como crédito farto, e tenta se livrar dos erros, como a passividade diante da corrupção e dos corruptos. No primeiro ano, ela defenestrou ministros suspeitos, e o símbolo da "faxina" colou. No segundo, guerreia contra um dos setores mais odiados no Brasil, os bancos, e um dos grandes males do país, os juros altos.

É assim que Dilma não só se descola da crise gerada por cachoeiras e zoológicos como se livra aos poucos do PT de Lula e ceva seu próprio PT, mais arejado e menos paulista. O lulismo vai ficando no passado, o dilmismo, surpreendentemente, vai se impondo. E a oposição? Que oposição?

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: