quarta-feira, 4 de abril de 2012

Indústria sobe 1,3%, mas no ano cai 3,4%

Atividade maior atingiu 18 dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE. Maiores destaques são veículos e indústria extrativa

Fabiana Ribeiro

Para surpresa de analistas, a produção industrial subiu em fevereiro: cresceu 1,3% frente a janeiro, no maior avanço mensal desde o mesmo mês de 2011 (2,2%). No entanto, o nível de produção ficou 3% abaixo do de setembro de 2008. E, na comparação com fevereiro de 2011, a atividade recuou 3,9% - sexta taxa negativa e a mais intensa desde setembro de 2009 (-7,6%).

Os números levam o setor a acumular perda de 3,4% apenas nos dois primeiros meses deste ano. Cenário que, para especialistas, só deve mostrar uma retomada mais acentuada a partir do segundo semestre - mesmo com o pacote de medidas anunciadas pelo governo.

- O resultado de hoje mostra uma recuperação frente ao mês anterior. Das 27 áreas, 18 apresentaram taxas positivas em relação ao mês anterior. No mês passado, eram 14 setores em queda. Ainda assim, o patamar da produção, que está em níveis de fevereiro de 2010, segue 3,4% abaixo do seu ponto mais elevado (março de 2011) - comentou André Macedo, gerente da pesquisa no IBGE.

Segundo Macedo, houve recuperação nos setores que registraram forte queda de produção no mês anterior. Caso do segmento de veículos, que cresceu 13,1% em fevereiro, eliminando parte da queda de 31,2% de janeiro. Outro destaque foi a produção da indústria extrativa, com expansão de 9,3%. Também contribuíram positivamente setores como equipamentos de instrumentação médico-hospitalares (23,8%), farmacêutica (7%), outros produtos químicos (3,1%) e bebidas (6%).

Para Felipe França, economista do ABC Brasil, apesar do desempenho da atividade industrial continuar fraco, as perspectivas para 2012 são positivas. Em sua avaliação, reaquecimento da demanda doméstica, retomada dos investimentos e esforços do governo para evitar uma desindustrialização devem contribuir para o crescimento no ano.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: