terça-feira, 24 de abril de 2012

Novidade: Revista Política Democrática nº 32 no formato e-book. Olhe.

Segue abaixo link para a Revista Política Democrática nº 32 no formato e-book. Olhe

http://issuu.com/revistapd/docs/pd32 mode=window&viewMode=doublePage




POLÍTICA DEMOCRÁTICA
Revista de Política e Cultura  - Ano XI – Nº 32

Apresentação

Entregamos aos leitores  uma edição que presta um auxílio de inegável valor aos que compartilham  da luta pelas transformações da sociedade brasileira  e a todos os que se interessam pela causa em defesa  da vida das novas gerações neste planeta.

Ao examinarmos qual seria a questão básica em que deveríamos centralizar nosso trabalho jornalístico, impôs-se a proposta de destacarmos o tema da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada em junho próximo, na cidade do Rio de Janeiro.

Cremos ser dispensável justificar essa opção. Por muitas razões, valorizamos tudo o que for possível para que esse conclave corresponda ao que dele se espera, com diretrizes que impulsionem povos e nações para ultrapassarmos a crise vivida pela civilização.  Entretanto, tal responsabilidade dos brasileiros é maior porque muito se espera dos anfitriões para que essa conferência seja plenamente vitoriosa.

Um dado reforçou esse entendimento porque, de conformidade com opiniões de duas personalidades eminentes em nosso país -  José Goldemberg e Rubens Ricúpero – há justificadas críticas aos organizadores da Rio+20, a partir das Nações Unidas até o governo  brasileiro, por não trabalharem como a situação  exige. Face a essa deficiência, consideramos impositiva a necessidade de uma mobilização muito mais acentuada para que ela não seja apenas um elenco de exortações em favor dessa causa, mas indicativa de soluções concretas a serem adotadas em escala mundial.

Simultaneamente, na presente edição, damos o merecido destaque a diversas questões ambientais, desde problemas que afetam diretamente nossas maiores metrópoles – como São Paulo e Rio de Janeiro – ao lado de textos que enfrentam,  de um ponto de vista crítico,  questões vitais na economia,  como é o caso da desindustrialização, e transmitem uma visão a respeito da situação do SUS, da política de pós-graduação  e da atuação do Terceiro Setor no Brasil.

Sem falar na secção Mundo, em que há resumo da exposição  que  o professor Alberto Aggio, dirigente nacional da FAP, fez na  sede do Partido Democrático, em Roma, mostrando a visão de um intelectual brasileiro sobre a crise financeira mundial com seus violentos reflexos sobre a Itália, outros países do Euro e o Brasil, e um trecho do Italiano Alfredo Reichlin, com também arguta análise sobre a crise mundial e a busca de saídas  dela,   dentro das novas particularidades das relações internacionais em tempos de globalização. Na sessão  Ensaio, há um curioso texto do professor Flávio . Kothe, contendo uma crítica marxista ao mito da caverna de Platão.

Como revista também dedicada à cultura, os leitores encontram ainda aqui estudos e artigos voltados para a análises de temas atuais e para aspectos históricos essenciais sobre a trajetória dos comunistas  brasileiros, que comemoram,  com justo orgulho, no dia 25 deste mês de março, os 90 anos de fundação do PCB

                                     Os Editores

Nenhum comentário: