domingo, 22 de abril de 2012

Números trazem recados à oposição


De acordo com o cientista político Adriano Oliveira, professor da UFPE e um dos coordenadores da pesquisa IPMN/JC, os números da atual rodada trazem “recados” importantes para as oposições no Recife, apesar da boa colocação dos seus candidatos. O primeiro deles diz respeito à falibilidade da tese de múltiplas candidaturas, defendida por alguns dos adversários do prefeito João da Costa (PT). Junte-se a isto o fato de 65% dos eleitores entrevistados acreditarem que, independente do candidato que venha a ser escolhido pelo PT, os petistas “merecem” continuar a governar a capital pernambucana (ver matéria abaixo).

De acordo com Oliveira, observando-se o primeiro cenário simulado pela pesquisa, onde são colocados os quatro pré-candidatos de oposição – principal cenário das múltiplas candidaturas –, eles recebem índices mais baixos que nas demais situações. Isso significa, segundo o estudioso, que nenhum candidato das oposições, hoje, anima o eleitor.

“O principal adversário das oposições não é o PT, e sim Mendonça Filho”, afirma o professor, acrescentando que para levar a disputa ao segundo turno, os adversários do PT precisam que Mendonça cresça bem mais, ou então terão todos que crescer o suficiente para que a soma dos seus índices evite que o candidato petista ultrapasse os 50% dos votos válidos.

Outra avaliação feita por Adriano Oliveira é quanto ao crescimento das pré-candidaturas de Mendonça Filho (DEM) e de Raul Henry (PMDB) no terceiro cenário da pesquisa. Segundo ele, isso acontece exclusivamente pelo fato de o eleitor ainda não ter identificado o deputado Maurício Rands como pré-candidato. “Quando isso acontecer, certamente os índices de Rands subirão e os dos dois opositores devem cair”, afirma o coordenador da pesquisa, avaliando que, apesar de ter cravado apenas 6% na amostragem, Rands largou bem.

Adriano Oliveira toma como base para a previsão de crescimento de Rands outra questão levantada aos eleitores pela pesquisa: o nível de conhecimento dos atuais pré-candidatos. Nesse quesito, apenas 19% dos entrevistados afirmaram conhecer o deputado petista, ao contrário dos seus dois principais correligionários, o ex-prefeito João Paulo e o atual, João da Costa, que lideram o nível de conhecimento do eleitor, com 63% e 56%, respectivamente. Logo em seguida aparece Mendonça Filho, com 45% das citações. O quarto mais conhecido é Raul Henry, com 25%, seguido por Raul Jungmann, com 20%.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: