sexta-feira, 20 de abril de 2012

Partidos formam tropas de elite para a investigação

Policiais que prenderam traficantes e auditores estarão na linha de frente

Paulo Celso Pereira

BRASÍLIA. Policiais que levaram à prisão os traficantes Fernandinho Beira-Mar e Juan Carlos Abadia, auditores da Receita Federal e técnicos com larga experiência em investigações já estão escalados para atuar na CPI Mista que investigará os negócios do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Mesmo antes do início formal dos trabalhos, previsto para a próxima semana, a oposição já começou as investigações. DEM, PSDB e PSOL deram início nesta semana a reuniões com assessores para definir requerimentos de convocação que devem ser apresentados, e áreas de investigação que devem focar.

O DEM destacou seis assessores para se dedicar exclusivamente às investigações. Três deles trabalharam com o líder da bancada, ACM Neto (BA), durante a CPI dos Correios e têm vasta experiência na área. No PSDB, também foi definido que uma equipe será destacada exclusivamente para a apuração, mas o tamanho do grupo ainda é incerto.

- Estamos organizando uma equipe de primeira linha, com pessoas qualificadas e experientes - disse ACM Neto.

A tendência, no entanto, é que o centro de inteligência da oposição seja o gabinete do deputado Fernando Francischini (PSDB-PR), que será indicado membro da comissão. Ex-delegado da Polícia Federal, Francischini tem lotados em seu gabinete quatro policiais - afastados de suas funções na PF - que o acompanharam em investigações sobre lavagem de dinheiro, e também nas operações que levaram à prisão Beira-Mar e Abadia.

Além dos funcionários lotados na Câmara, os oposicionistas entraram em contato com simpatizantes que atuam no Tribunal de Contas da União, na Receita e na polícia para buscar informações novas sobre os alvos governistas.

O PSOL, que recebeu do PSDB uma vaga na CPI para acomodar o senador Randolfe Rodrigues (AP), começou a mobilizar integrantes de seus diretórios estaduais para obter informações sobre pessoas e empresas citadas que possam ser úteis para a CPI. Para aumentar a presença do partido na CPI, o deputado Chico Alencar (RJ) avisou que vai comparecer em todas as reuniões, já que tem direito a se pronunciar por ser líder da bancada na Câmara.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: