terça-feira, 1 de maio de 2012

Atos de centrais sindicais disputados por políticos

Tucanos e petistas dividirão palanque

Gustavo Uribe e Tatiana Farah

SÃO PAULO. Com o foco nas eleições de outubro, dirigentes partidários farão uma verdadeira via-sacra nos atos do Dia do Trabalho, na capital paulista. Em busca do apoio do movimento trabalhista, PSDB e PT deverão dividir o microfone no evento 1 de Maio Unificado, na Praça Campo de Bagatelle, da Força Sindical, que terá como convidado de honra o senador Aécio Neves (MG). Recém-nomeado, o ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT-RJ), é esperado nos dois palanques, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical.

No Vale do Anhangabaú, onde foi armada a festa da CUT, o PT deve participar em peso da comemoração, na qual irá compartilhar o palco com outras siglas, como PMDB, PCdoB e PRB. Os pré-candidatos à sucessão da prefeitura de São Paulo também irão marcar presença nos atos do Dia do Trabalho, mas em palanques diferentes, numa mostra do debate eleitoral que será travado neste ano. A expectativa é de que os dois eventos reúnam um total de 1,2 milhão de pessoas.

O lugar de honra de tucanos no palco do 1 de Maio Unificado promovido pela Força Sindical e outras entidades é mais uma demonstração de tentativa de aproximação do PSDB com líderes trabalhistas. Além de Aécio, subirão no palanque o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o pré-candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, que, apesar de ter informado que realizaria um procedimento odontológico no feriado, disse no fim de semana a aliados próximos que pretende comparecer à cerimônia. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e a pré-candidata do PPS à sucessão da capital paulista, Soninha Francine, também são aguardados no ato.

Num contraponto à presença tucana, o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, deve comparecer à Praça Campo de Bagatelle, acompanhado do pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. Os dois petistas também confirmaram presença na comemoração no Vale do Anhangabaú, o ato da CUT.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: