quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cabral irrita-se com perguntas sobre a Delta

Marcelo Gomes

RIO - O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho ( PMDB), ficou irritado ontem ao ser questionado por um jornalista se temia a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico da Delta Construções, aprovada na terça-feira pela CPI do Cachoeira do Congresso Nacional. Foi a primeira vez que Cabral falou sobre o caso desde 27 de abril, quando vieram à tona fotos dele em festas em Paris com secretários estaduais e com o empresário Fernando Caven-dish, dono da empreiteira e seu amigo pessoal. “Por que eu temeria? Acho até um desrespeito da sua parte me perguntar isso. Uma coisa é a relação pessoal que eu tenho com empresários ou não empresários. Outra coisa é a impessoalidade da decisão administrativa. Essas ilações são de uma irresponsabilidade completa, um des- respeito completo com a minha pessoa, com a administração que a gente vem fazendo aqui, com os meus secretários de Estado”, disse. “Porque os secretários partem sempre da premissa e reconhecem a gestão impessoal que a gente tem feito, da imparcialidade e da autonomia dos secretários. Eu duvido que algum secretário meu diga: ‘Bom, o governador um dia ligou para pedir a nomeação de A, B ou C, ou para influenciar em qualquer decisão administrativa’. Por que eu temeria?”

Contratos.

A Delta já recebeu R$ 1,49 bilhão em contratos com o governo do Rio durante a gestão Cabral. As fotos das confraternizações na capital francesa, ocorridas em 2009, foram reveladas pelo blog do deputado federal Anthony Garotinho (PR), adversário de Cabral. Cabral disse ainda que não vai se oferecer para ser ouvido na CPI do Cachoeira, como fez o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na terça-feira. “O governador de Goiás tem as razões dele e eu respeito. Há 250 mil gravações e meu nome não aparece em nada. Não é o fato de uma amizade que me levaria a ir a qualquer lugar, mas eu respeito o governador e tenho certeza de que ele terá a oportunidade de se defender.” Cabral também afirmou que não vê razão para ser convocado para depor na CPI. “Eu não vejo razão, e os deputados e senadores têm sido muito responsáveis. Você não pode transformar a CPI num palanque político em ano eleitoral”, sentenciou o governador, que acrescentou: “O governador nunca pegou o telefone para escolher ninguém. Nem empresas nem pessoas para trabalhar nas secretarias. Isso é de um desrespeito profundo. Tenho ouvido isso, e tem me deixado muito impressionado com alguns segmentos que fazem ilações irresponsáveis”.

Cabral participou ontem da inauguração da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Alemão, que vai atender cerca de 20 mil moradores dos Morros do Alemão e da Pedra do Sapo, na zona norte do Rio.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: