terça-feira, 29 de maio de 2012

CPI decidirá hoje sobre governadores

A CPI do Cachoeira deverá votar se convoca os governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ). A tendência é que Perillo tenha de explicar a venda de uma casa, e Cabral, liberado de falar sobre a amizade com Fernando Cavendish, da Delta. Será votada a quebra de sigilo da empreiteira. O senador Demóstenes Torres falará no Conselho de Ética.

CPI deve decidir hoje sobre governadores

Presidente da comissão quer pôr em análise convocação de Perillo, Agnello e Cabral, além de quebra de sigilo da Delta

Chico de Gois

BRASÍLIA. O presidente da CPMI do Cachoeira, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), disse que na sessão administrativa de hoje pretende colocar em votação mais de cem requerimentos, incluindo os que convocam governadores a prestar depoimento, além daquele que quebra o sigilo bancário da construtora Delta em nível nacional. De acordo com o presidente da CPI, as convocações dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Agnelo Queiroz (PT-DF) e Sérgio Cabral (PMDB-RJ) devem ser votadas separadamente. Se essa estratégia se concretizar, a tendência é que Cabral não seja chamado a dar explicações sobre sua amizade com o ex-dono da Delta Fernando Cavendish.

- Temos dez requerimentos de precedência, apreciados obrigatoriamente antes dos demais. Pode ser que haja acordo entre os partidos para definir quais as prioridades - disse Vital do Rêgo. - Gostaria de votar todos os requerimentos amanhã (hoje). Depende do colegiado.

A convocação dos governadores é um tema que divide a CPMI. Ontem, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) declarou que, para ele, a comissão deveria chamar Perillo e Agnelo. Sampaio disse que não há, até o momento, nenhuma ligação de Cabral com Cachoeira.

- Não tem sentido votar o requerimento para chamar um só. Até agora, não vi referência de Cabral com o esquema de Cachoeira. Apesar da amizade com o dono da Delta, não dá para inseri-lo no contexto do grupo criminoso. Já em relação a Agnelo e Perillo, os dois foram citados nas gravações. Precisamos dar a eles o direito de resposta - afirmou.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), defendeu que a convocação dos governadores seja votada em bloco. E dá como certa a aprovação do requerimento sobre Perillo.

O presidente da CPI declarou que vai votar hoje a escolha de um vice-presidente. E não adianou quem pretende indicar. Vital não se envolveu na polêmica reunião entre o ex-presidente Lula e o ministro do STF Gilmar Mendes. Mas, pela declaração, mostrou estar ao lado de Lula - um cartaz em seu gabinete, dos tempos de campanha, deixa isso claro. Diz a propaganda eleitoral: "Vital, o senador de Lula".
- Em uma conversa de três em que dois negam, não posso me manifestar - disse ele, referindo-se ao ex-ministro Nelson Jobim, que contradisse Gilmar e negou que Lula tenha sugerido que o STF não julgasse o mensalão neste ano.

Para Vital do Rêgo, ninguém controla a CPMI.

- Ninguém controla a CPMI. Só eu. Na condição de presidente, tento ordenar os trabalhos. Todas as histórias que desviam o foco da CPMI, não nos furtamos a discuti-las. A mim me cabe colocá-la no foco - disse, rindo.

Álvaro Dias, que discursou criticando Lula, declarou o caso para a CPMI.

- Não é oportuno levar esse assunto para a CPMI porque isso desviaria o foco.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: